Arroz e Risotos, Salgadas, Vegetarianas

Risoto de moranga e gorgonzola

Eu sou apaixonada por moranga, gosto dessa abóbora em todos os tipos de prato. Há tempos eu queria preparar um risoto com seus sabores e no último sábado saiu um delicioso risotinho e a receita ficou espetacular. Um prato totalmente comfort food, perfeito para aquecer nossas frias noites de inverno.

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de vinho branco
1 litro de caldo de legumes*
1 cebola pequena picada
200g de purê de moranga cabotiá
100g de queijo gorgonzola picado
2 colheres de manteiga

Modo de fazer:
Prepare o caldo de legumes e reserve. Em uma panela com água coloque a moranga em cubinhos e sem casaca, cozinhe até ficar macia, escorra e esmague com o garfo para fazer um purê.

Em uma panela coloque uma colher de manteiga, adicione a cebola e refogue até ficar transparente, adicione o arroz, refogue ligeiramente e regue com o vinho mexendo sempre. Assim que evaporar comece a colocar o caldo fervente, adicionando uma concha de cada vez, mexendo sempre. Essa quantidade de caldo pode sobrar, isso muda de acordo com o tipo de arroz e o tempo de cozimento.

Quando o purê estiver no ponto adicione o purê de moranga, uma colher de manteiga e metade do queijo gorgonzola, mexa bem até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Sirva polvilhando o restante do queijo gorgonzola em cubinhos.

Pulo do gato:
1 – Um dos segredos de um bom risoto é adicionar os líquidos aos poucos e mexer muito, isso faz com que o arroz libere o amido que dá a cremosidade ao prato.

 2 – Dê preferência para caldo um caldo preparado em casa,  eu costumo usar um pequeno pedaço de galinha caipira, e uso todos os vegetais e legumes que tiver em casa. Um caldo saboroso faz toda a diferença.