Arroz e Risotos, Carnes, Salgadas, Suína

Arroz com costelinha

Estava procurando uma forma diferente para preparar uma costelinha suína, e encontrei essa receita no blog Cozinha da Matilde que me serviu como inspiração, mudei várias coisas no processo, uma delas é que iniciei o preparo no fogão e continuei no forno em panela de ferro, caso você não tenha uma panela que vá ao forno faça todo o preparo no fogão.

A receita é um prato completo, tem sabor delicioso de comida campeira, é só preparar alguns legumes e uma saladinha e o almoço está pronto. Confira a receita.

Ingredientes:
1k de costelinha suína
Sávia e manjerona
4 dentes de alho
1 cebola grande
1 talo de alho poró
2 xícaras de vinho branco
200ml de vinho branco seco
70ml de suco de tomates pelados
Azeite de oliva
Salsinha
Pimenta

Modo de fazer:
Corte a costela em pedaços médios (eu retirei quase toda a gordura), tempere com sal, pimenta, manjerona, sálvia, 2 dentes de alho picados e regue com 100ml do vinho branco, deixe descansando por mais ou menos meia hora.

Em uma panela de fundo largo e que possa ir ao forno, leve ao fogo coloque um colher de azeite de oliva e adicione as costelinhas, doure-as, selando todos os lados até começarem a grudar e ficarem com uma cor bem bronzeada. Adicione os líquidos que ficaram no recipiente usado para o tempero e continue dourando até evaporar os líquidos novamente, em seguida adicione o suco de tomate e repita o processo. Não poupe esforços nessas etapas, pois elas darão cor e sabor à carne, assim que o líquido do tomate for absorvido, adicione a cebola, o alho poró e dois dentes de alho inteiros e refoque até ficarem transparentes.

Depois que todos os ingredientes estiverem bem refogados, adicione mais 100ml de vinho, coloque a tampa na panela e leve-a ao forno pré aquecido. Deixe a carne cozinhando por duas horas, retire-a de vez em quando e adicione um pouco de água quente se a carne estiver sem líquidos, cuidando para não queimar.

Assim que a costelinha estiver desfiando e soltando o osso, leve-a novamente para o fogão, adicione duas xícaras de arroz e a quantidade de água necessária, de acordo com os líquidos da carne que ficaram na panela. Deixe o arroz cozinhando até obter o ponto ideal, desligue e deixe descansando por alguns minutos. Salpique salsinha e sirva quente.

Na receita original ela frita banana da terra e coloca sobre o arroz, mas eu não tinha essa banana em casa por isso não testei, mas deve ficar uma delícia.