Risoto de alho poró com gorgonzola
Risotos são sempre uma delícia, preparei esse para um jantar, ficou muito gostoso. A suavidade do alho poró com o sabor marcante do gorgonzola criou uma harmonia perfeita. Servi esse prato com esse Filé de frango ao molho de cerveja preta, a combinação ficou ótima.
Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de vinho branco seco
100g de queijo gorgonzola
1 litro de caldo de legumes
1 talo de alho poró
1 cebola pequena picada
2 colheres de manteiga
Queijo parmesão
Azeite de oliva
Sal e pimenta
Para um bom risoto o ideal é preparar um caldo caseiro, preparei com um pedaço de frango, tomilho, cenoura, batata, folhas de alho poró, salsa, cebola, couve e alho. Leve ao fogo com água e ferva por no mínimo 40 minutos, coe e reserve.
Modo de fazer:
Em uma frigideira coloque um fio de azeite e o alho poró cortado em rodelas bem finas, refogue até murchar e reserve.
Em uma penela com fundo largo, coloque uma colher de manteiga e a cebola, refogue até ficar transparente, adicione o arroz e refogue rapidamente, adicione o vinho branco mexendo até evaporar. Em seguida comece a adicionar conchas de caldo sempre aguardando a evaporação para adicionar mais líquido, lembre-se de mexer o tempo todo para que o arroz liberar o amido.
O ponto ideal do risoto é “al dente” e deve ficar cremoso, quando o arroz estiver no ponto ideal, adicione o alho poró, o queijo gorgonzola em cubinhos, a colher de manteiga e misture bem. Ajuste o sal e pimenta, polvilhe queijo parmesão a gosto e sirva.
Fiquei com água na boca desse arroz pretendo fazer!!mas sou um fracasso na cozinha,mas vou fazer adoro arroz com alho poró,bjo bjus
Olá Rosana!
Sugiro que você teste e não pense que vc é ruim na cozinha, não desista, pois cozinhar é experimentar, é praticar.
Espero que você me conte se gostou.
Um beijo!
Ficou maravilhoso. Não foi necessário acrescentar sal e nem a manteiga.
Só tinha vinho tinto então usei o sumo de 2 laranjas no lugar do vinho branco e ficou delicioso gosto de fazer como acompanhamento tomates cereja assados com bastante azeite, alecrim, alho, sal e pimenta. Fica ótimo!Obrigada por compartilhar
Olá Karine!
É isso mesmo, temos que usar a criatividade e fazer as adaptações.
Que bom que você gostou e adorei a dica do seu acompanhamento.
Um beijo e obrigada por me contar a sua experiência.
Beijo!