Acompanhamentos, Carnes, Salgadas, Tortas

Escondidinho de Cordeiro com Moranga

Fiz esse prato para o dia 20 de Setembro para comemorar as tradições gaúchas junto a amigos simposiastas, minha parte era preparar um Escondidinho de Ovelha já que estamos falando de tradição gaúcha. Nunca tinha preparado esse prato, mas acho que todos gostaram pois em pouco tempo o escondidinho sumiu. 🙂

As fotos são da Jacqueline Oliveira que em breve escreverá um posto sobre essa edição simpósio.

Ingredientes:
500gr de pernil de cordeiro (sem o osso)
4 colheres de sopa de requeijão
1 copo de leite (aprox)
1 colher (sopa) de manteiga
1 moranga cabotiã
1 cebola grande
2 tomates bem maduros
1 folha de louro
1 canela em pau
Alho, sal e pimenta
2 colheres (sopa) de cebolinha
Queijo parmesão

Modo de fazer:
Em uma panela de pressão coloque a carne cortada em cubos de aproximadamente 3cm, cubra com água, acrescente 1 folha de louro e cozinhe por aprox. 20 minutos após começar a ferver.

Enquanto isso, em uma panela com água, acrescente o pedaço de canela em pau e a moranga descascada e sem sementes, leve ao fogo e cozinhe até ficar bem macia. Assim que estiver pronta, escorra, descarte a canela e ainda quente amasse bem com um garfo. Em uma panela coloque uma colher manteiga, o purê de moranga e em fogo baixo acrescente a quantidade necessária para ficar um purê cremoso, retire do fogo e ajuste o sal.

Assim que a carne estiver bem macia, retire da panela, mas reserve um pouco do líquido. Desfie preferencialmente enquanto estiver quente para facilitar, como ela estará bem macia é possível desfiar utilizando um garfo. Em uma frigideira coloque a cebola e um pouco de alho para refogar com um pouco de manteiga, assim que a cebola começar a suar, acrescente a carne desfiada e refogue muito bem, caso comece a secar, acrescente um pouco de líquido do cozimento para deglaçar, assim que estiver bem refogado acrescente o tomate sem sementes bem picado e refogue por mais alguns minutos, assim que os sabores incorporarem desligue o fogo e acrescente a cebolinha picada bem fina. Ajuste o sal e a pimenta, o recheio deve ser levemente úmido, use o líquido para deixar no ponto ideal.

Em um prato refratário coloque uma camada usando metade do purê, pincele requeijão, faça uma camada com o recheio de cordeiro e encerre com a moranga. Pincele levemente requeijão e cubra com queijo parmesão, leve ao forno para gratinar e sirva.