Torta de ricota com geleia de morango
Há mais de dez anos eu conheci essa receita de torta de ricota com geleia de morango, me lembro exatamente da primeira vez que fiz essa cheesecake de ricota, posso me lembrar do preparo dela durante uma tarde de folga do trabalho, depois lembro do sabor e do prazer da primeira garfada.
Depois desse primeiro momento, essa torta virou figurinha repetida em muitos eventos, encontros com amigos, jantares aqui em casa e ela também passou a estar presente em muitas ceias de Natal da nossa família.
Torta de ricota com geleia de morango
Quer ideias de tortas doces e salgada para você preparar em casa? Então confira a nossa pequena seleção de quiches e cheesecakes Quiche de figos e queijo gorgonzola com toque de mel, Quiche de cebolas douradas, Cheesecake New York Style e Cheesecake de doce de leite.
- 2 xícaras de biscoito maizena triturado
- ½ xícara de manteiga
- 500 g de ricota
- 4 ovos
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- Extrato ou essência de baunilha
- 1ª Cobertura
- 1 xícara de creme de leite
- 1 e ½ colher (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 5 gotas de baunilha
- 2ª Cobertura
- ¼ xícara de açúcar
- 2 xícaras de de morangos picados
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- Aqueça o forno a 180°C.
- Escolha uma forma de fundo removível de aproximadamente 25 cm e unte com manteiga.
- Em uma tigela coloque os biscoitos triturados e a manteiga derretida, misture bem para obter uma farofa úmida. Despeje a farofa na forma e espalhe cobrindo o fundo e as laterais, pressione bem para que fique firme e uniforme. Reserve!
- Coloque a ricota na tigela da batedeira e amasse usando um esmagador de batatas para que a ricota fique bem esfarelada.
- No liquidificador ou no processador, coloque a ricota, os ovos, o açúcar e o extrato de baunilha e bata para obter uma mistura homogênea.
- Delicadamente, transfira o creme de ricota para a forma que já está com a base de biscoitos.
- Leve para assar por aproximadamente 40 minutos, a base vai ficar dourada, mas a torta deve dicar firme, mas não deixe dourar, para preservar a umidade do recheio, a superfície fica delicadamente amarela.
- Assim que estiver pronta retire do forno e deixe em temperatura ambiente para amornar.
- Prepare a cobertura, em uma tigela coloque o creme de leite, o suco de limão, o açúcar e gotas de extrato de baunilha. Misture bem e espalhe sobre a torta morna, mas não quente.
- Então leve a torta imediatamente para a geladeira e deixe por no mínimo 3 horas para que o recheio fique bem firme.
- Nesse tempo de descanso você pode preparar a cobertura de morango, em uma panela coloque os morangos, o açúcar e o suco de limão e leve ao fogo. Cozinhe os morangos até que eles fiquem desmanchando, leva aproximadamente 10 minutos, é importante que a geleia não fique muito líquida, mas também que os morangos se mantenham frescos sem excesso de cozimento.
- Depois que a torta estiver firme, abra a lateral da forma, acomode a base em um prato, cubra a torta com geleia de morango e sirva.
- Ela fica ainda melhor no dia seguinte.
Na primeira foto, a base da torta está modelada e pronta para receber o creme, na segunda foto, você pode ver a textura do creme que eu optei por bater com o mixer.
Na foto da esquerda a torta está indo para o forno, na foto da direita, pode-se ver como fica a cor da torta depois de assada e a cremosidade da cobertura de creme de leite que é espalhada sobre a torta morna.
Falando sobre a cobertura da torta
Você pode preparar essa receita como nós fizemos, mas você não precisa se prender, use a criatividade, faça uma geleia caseira de amoras. Acho que uma geleia de laranja também combinaria muito com essa receita, mas se preferir você também pode usar uma geleia pronta que você tem em casa, mas eu sugiro que você escolha geleias de frutas mais cítricas para ter aquela acidez que deixa essa sobremesa equilibrada.
Com a torta gelada, as camadas firmes, é hora de colocar a última e deliciosa camada, espalhe delicadamente a geleia de morango que vai conferir sabor, cor e acidez.
Você fez a torta de ricota?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Adorei receita, fiz ficou uma delícia. Queria postar foto, e marcar blog. Posso?
Oi Sandra!
Que bom que você fez e aprovou.
Infelizmente o meu site não tem tecnologia que permite postar fotos no comentário, mas eu adoraria poder ver.
Obrigada!
Fiz essa torta esse final de semana e ficou incrível! Meu marido não come doces, e ele também adorou. Muito obrigada!
Oi Ana Carolina!
Que bom que você fez essa torta, eu sou suspeita, pois amo essa receita.
E fico feliz que o seu marido tenha aprovado também.
Um beijo e obrigada pelo retorno.
O creme de leite é fresco ou de caixinha? Ah, em tempo, a massa não precisa ser assada antes?
Obrigada
Olá Deise
Creme de leite fresco se compra em frascos que ficam refrigerados no supermercado, ele tem mais gordura que o de o creme de leite de caixinha que é o que se encontra com mais facilidade no mercado.
Não precisa assar, é assim mesmo.
Depois me conta como ficou.
Beijo
Em 1 semana hj é a 2° vez q estou fazendo. Minha cobertura eu derreto a goiabada com um pouco de água. Pra quem gosta de Romeu e Julieta vai amar!
Oi Vanessa!
Amei!! Eu sou apaixonada por Romeu e Julieta e nessa torta deve ficar incrível.
Obrigada pela contribuição.
Fiz essa torta com geleia de damasco. Ficou divina. Combinou muito o azedinho do damasco com a ricota e o creme. Gratidão Gratidão.
Olá Quelma!
Que legal, muito bom saber que você fez essa torta!
Obrigada e é isso mesmo, o damasco combina incrivelmente com ela.