Sagu de vinho tinto e creme de baunilha
Aqui no Rio Grande do Sul temos alguns pratos que representam fortemente a nossa culinária e as nossas tradições. Um desses pratos é o sagu de vinho tinto e creme de baunilha, uma sobremesa que é um símbolo da imigração italiana.
O sagu de vinho é servido com um creme de baunilha e é uma sobremesa muito presente nas mesas das famílias italianas, principalmente na Serra Gaúcha. É uma sobremesa econômica, que rende bastante, por isso está em todas as casas.
Eu nasci e vivi na Serra Gaúcha, sou de origem italiana, por isso, essa sobremesa tem sabor de infância, é um doce que traz as melhores memórias afetivas. Memórias da minha casa, da casa da nona e das minhas tias.
Existem milhares de receitas de sagu de vinho tinto e creme de baunilha, são muitas variações, mas um sagu gostoso, na minha opinião, deve ser feito com vinho tinto e não leva suco de uva.
Prepare o seu sagu com um vinho tinto seco, você não precisa utilizar um vinho caro, mas também não pode ser o mais barato dos vinhos.
Sagu de vinho tinto e creme de baunilha
- Ingredientes para o sagu:
- 5 xícaras de vinho tinto seco
- 2 xícaras de água
- 1 xícara de sagu
- 1 xícara de açúcar
- Cravo e canela em rama
- Ingredientes para o creme:
- ½ litro de leite
- ½ xícara de leite
- ½ xícara de açúcar
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
- 2 gemas
- Sagu Leve ao fogo uma panela com o vinho, assim que ele começar a ferver.
- Queime o álcool usando uma tampa e com cuidado.
- Encontrei esse vídeo que pode ajudar você nesse processo simples.
- Depois de queimar o álcool acrescente a água, o cravo e canela e tampe a panela e aguarde voltar a ferver.
- Nesse momento, acrescente o sagu e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela destampada, mexendo com frequência até que as bolinhas comecem a ficar transparentes.
- Experimente para ter certeza que o sagu está cozido.
- Assim que estiver no ponto, adicione o açúcar e deixe no fogo por uns dois minutos, apenas o tempo para dissolve-lo.
- A quantidade de açúcar pode variar de acordo com o tipo de vinho, experimente e ajuste de acordo com o seu paladar.
- Desligue o fogo, deixe esfriar, coloque em uma travessa e leve para a geladeira.
- Creme: Leve ao fogo uma panela com ½ litro de leite.
- Enquanto isso, prepare os ingredientes nessa ordem: Em uma tigela pequena coloque as duas gemas e bata com um fouet (batedor de arame) apenas o suficiente para obter uma mistura homogênea.
- Coloque o leite, o extrato de baunilha e o amido e misture.
- Em seguida adicione o açúcar e mexa bem para integrar.
- Assim que o leite começar a ferver, em fogo baixo, comece a acrescentar o creme de amido, mexendo sempre com o fouet para não empelotar.
- Depois que o creme voltar a ferver, cozinhe por mais dois minutos e em seguida transfira para um recipiente de vidro para encerrar o cozimento.
- Deixe esfriar, coloque na geladeira e sirva com o sagu.
Confira também essa receita deliciosa de pipoca caramelada com vinho tinto.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Boa tarde
Onde encontro o extrato de baunilha? Só tenho vinho tinto suave, pode ser?
Olá
O extrato sem encontra em empórios e casa que importam esse tipo de produto. Eu faço o extrato caseiro, se você não tem acesso, pode usar essência de baunilha mesmo.
Sobre o sagu, o ideal é seco, mas dá para fazer com o suave, observe a quantidade de açúcar para que não fique muito doce.
Beijo
Amei a receita, a mais completa e tradicional que já vi. Como boa gaúcha faço desde sempre, mas procurei para revisar porque ando esquecida, e achei essa maravilha. Parabéns
Que legal Suzana!
Bom receber a aprovação de uma gaúcha, pois sei bem que nós somos exigentes quando se fala em sagu.
Seja sempre bem-vinda por aqui
Olá, ELINE: Há 4 anos atrás, quando vi, aqui na Internet, uma Receita: “Como Fazer Sagu Com Bolinhas Gigantes.” Era um ingrediente adicional ao molho prévio, tão banal, que cheguei a pensar: “Ora bolas, por que eu nunca havia atinado isso antes?” Acabei não anotando aquela receita. Um dia também me deu essa vontade louca de comer um pratão de sagu com vinho tinto. Eu fiz diversas tentativas para deixar o sagu com aquelas bolotas enormes que vi na postagem: deixei o sagu de molho de um dia para outro com fermento de pão, com fermento de bolo, com bicarbonato de sódio, com vinagre de maçã, com o próprio vinho, com açúcar mascavo, etc. Fiz o cozimento de todas essas tentativas e sempre o sagu era do mesmo tamanho. Entrei em diversos sites de culinária e pedi essa “Receita do Sagu Com Bolotonas.” Ninguém soube me explicar! Agora, ainda estou procurando daquela “Receita do Saguzão.” Uma amiga comum me disse que almoçou em um Restaurante de Beira-de-Estrada em Santa Catarina e serviram-lhe o saguzão e ela esqueceu de pedir a dica. Se você conhece essa fórmula de deixar o sagu com bolotas gigantes, me informe, por favor! Parabéns pelo seu Blog! Sucesso a você em seu trabalho e pesquisas. Abraços! EDEMAR CARNEIRO – Viamão / RS
Olá Edemar!
Fiquei feliz por receber uma mensagem de um viamonense. 🙂
Nossa, estou chocada com essa informação do saguzão.
Nunca ouvi falar disso, mas confesso que fiquei muito curiosa, tentei pesquisar na internet, mas não encontrei nada sobre isso.
Se um dia você descobrir esse segredo, por favor me conta.
Obrigada pela mensagem e espero que você aproveite muito as receitas do blog.
Abraço!!
Na verdade prá fazer este saguzão tens que cozinhar só com água e depois lavar em água corrente prá tirar a goma. Coloca as bolinhas numa vasilha com água até cobrir e leva à geladeira para pernoitar. No outro dia prepara então o vinho, suco de uva e o açúcar e deixa ferver. Coloca as bolinhas deixa ferver um pouco e deixa esfriar para levar á geladeira. coma só no outro dia. Enquanto isso as bolinhas continuam crescendo. O sagú bom é o Yoki.
Olá Dirce!!
Obrigada pela colaboração. Adorei as suas dicas.
É verdade, o da Yoki.
Grande abraço!
Se ñ queimar o álcool do vinho fica bom também…
Olá Vera
Sim, vai ficar ótimo também.
Beijo!
Oi. Eu não sei, mas o meu sagu ficou aguado e a quantidade de creme ficou a mesma do sagu. Fiz conforme a receita. Poderia me dizer onde errei
Olá Carmen
Pode acontecer pequenas diferenças em função tipo de cada sagu e a quantidade de amido dele.
Mas sinceramente, não tem muito o que dar errado, sempre faço aqui. Depois que vai para a geladeira ele fica bem espesso.
Você deixou cozinhar até as bolinhas ficarem transparentes? Isso tem relação com a liberação de amido.
Beijo!
Oi!!! Boa noite uma dúvida o sagu não precisa ficar de molho na água por uns minutos desde já mto obgo
Olá Daniel,
Sei que algumas pessoas deixam o sagu de molho.
Sinceramente, não sei se muda algo, além de acelerar o cozimento.
Eu fiz do jeito que sempre vi a minha mãe fazendo, inclusive na embalagem da marca que usei não diz para deixar de molho.
Você costuma deixar de molho?
Abraço
Só preciso saber uma coisa: sobrou?? se sim, tou chegando 🙂 Adoro!!!!
Foi devorado, vou ter que fazer novamente.
Estava com saudades de sagu.
Beijos!