Salgadas, Pães e Pizzas

Receita de pão de leite integral fofinho

Quer fazer um pão integral fofinho? Hoje eu te ensino como fazer essa receita de pão de leite integral muito macio e delicioso.

Se você procura receitas de pães caseiros, o Mel e Pimenta é o lugar certo, já são mais de 100 receitas de pão feito em casa, todas testadas com muito carinho e cuidado. Tem Brioche de iogurte, Pãozinho de presunto e queijoPão de cerveja com gergelim e tantos outros pães, mas um das receitas que eu mais amo é o Pão japonês de Hokkaido que é um dos pães mais macios que já experimentei na vida.

Então, decidi fazer o pão mais macio de todos, mas na versão integral. O segredo do pão fofinho está no Tangzhong, que nada mais é que um mingau de farinha e leite feito para começar o pão. Essa técnica é tradicionalmente usada para o famoso pão japonês de Hokkaido.

Então, agora é hora de colocar a mão na massa e fazer essa receita de pão de leite integral.

Receita de pão de leite integral fofinho

 

Como fazer pão de leite integral macio

Receita de pão de leite integral fofinho

5.0 from 3 reviews
Receita de pão de leite integral fofinho
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Aprenda como fazer um pão integral fofinho
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Caseira
Rende: 1 pão grande
Palavras-Chave:
Pão, Pão caseiro, Pão integral, Pão saudável, Receita de pão,
Ingredientes:
  • Tangzhong - Etapa 1
  • 30g de farinha de trigo (1/4 xíc)
  • 120g de leite integral (1/2 xíc)

  • Etatpa 2
  • 1 ovo
  • 50g de açúcar (1/4 xíc)
  • 180ml de leite integral (3/4 xic)
  • 5g de fermento biológico seco (1/2 csp)
  • 180g de farinha de trigo integral (1 e ½ xic)
  • 240g de farinha de trigo (2 xic)
  • 10g de sal (1/2 csp)
  • 30g de manteiga sem sal (2 csp)

  • Finalização
  • 1 ovo
Modo de fazer:
  1. Tangzhong Em uma panela pequena coloque o leite e a farinha, misture com o fouet , leve ao fogo baixo e cozinhe rapidamente para fazer um mingau.
  2. Imediatamente transfira para uma tigela para cortar o cozimento, cubra com um plástico e deixe esfriar.
  3. Etapa 2 Em uma bacia grande adicione o ovo, o açúcar, o leite, o fermento e misture bem com o fouet. Adicione o tangzhong frio e misture bem.
  4. Adicione a farinha integral, o sal e misture com a mão.
  5. Siga adicionando a farinha de trigo gradualmente e de acordo com a necessidade até obter uma bola de massa que grude um pouco nas mãos.
  6. Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada.
  7. Espalhe a manteiga cortada em cubos sobre a massa e comece a sovar, vá manipulando a massa e as poucos a manteiga ficará completamente integrada.
  8. Essa sova deve levar uns 15 minutos, se necessário, polvilhe um pouco mais de farinha, mas evite excessos.
  9. Coloque a massa em uma tigela, cubra com filme plástico e leve para crescer por 1h a 1h30.
  10. Retire a massa da tigela, coloque sobre a bancada levemente enfarinhada, divida em 4 partes iguais e cubra com um plástico.
  11. Pegue um pedaço de massa, modele uma bola para deixá-la uniforme, então achate a massa com um rolo formando um retângulo de aproximadamente 25cm x 8cm.
  12. Comece a enrolar a massa por uma extremidade, pressionando levemente as bordas para dar acabamento no rolinho.
  13. Coloque embaixo do plástico e repita o processo com o restante da massa.
  14. Acomode em uma forma untada dede 25cmX10cm, cubra com um pano e leve para crescer por 45 min.
  15. Bata o ovo, pincele a superfície do pão e leve para assar em forno preaquecido a 190°C por 30 min.
  16. Deixe seu pão
Notas:
csp= colher de sopa
 

pão fofinho está no Tangzhong

Tangzhong

Dicas para a receita:

  • Sova: Ao acrescentar a manteiga na sova, no início parece que vai dar errado, pois ela gruda um pouco nas mãos, mas conforme a manteiga se integra a massa vai ficando com uma textura maravilhosa.
  • A quantidade de farinha: Eu usei exatamente a quantidade indicada na receitas, mas dependendo do tamanho do ovo ou da marca da farinha, pode dar alguma pequena diferença. Evite exageros, para ter um pão macio.
  • Tempo de fermentação: O tempo de fermentação pode variar um pouco de acordo com a temperatura, mas lembre-se de sempre deixar fermentar em lugar fechado pode ser armário ou micro-ondas.
  • Medindo os ingredientes: Caso você não tenha, invista em uma balança de cozinha, ela é uma grande aliada para obter receitas precisas.
  • Tangzhong: Deixe esfriar antes de misturar com os outros ingredientes. Eu sempre cubro com filme para evitar que se crie uma película.

 

Como modelar os pães?

A modelagem é simples. Basta dividir a massa em quatro partes iguais, fazer bolinhas para que a massa fique bem acabada e sem dobras. Então é só achatar a massa fazendo um retângulo e depois enrolar. Enquanto enrola, vá moldando e pressionando as pontas para que o rolinho fique bem fechado.

pão indo a forno

 

Qual a melhor farinha para fazer pães?

Muitas vezes recebo essa pergunta. Muitos de vocês querem saber que farinha eu uso para obter bons resultados. Sei que no mercado existem muitas farinhas especiais, tem as nacionais e as importadas, muitas delas são bem caras, mas sendo bem sincera, nunca usei farinhas especiais.

Todas as minhas receitas são feitas com farinha comum de supermercado e estou bem feliz com o resultado que consigo obter. Então, coloque a mão na massa, faça mais pães e acredite que o melhor investimento é praticar. Cada vez mais você vai obter pães melhores.

 

Receita de pão de leite integral fofinho

 

Você fez a receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Receita de pão de leite integral fofinho

 

Um pão muito macio e delicioso!

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

12 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: