Purê de batata-doce roxa saboroso e colorido
Um purê de batata-doce roxa é sempre especial, pois essa batata tem um cor única, vibrante e intensa. Essa variedade de batata não é tão fácil de se encontrar e normalmente é um pouco mais cara do que as outros tipos, mas ultimamente tenho encontrado ela em feiras e às vezes no supermercado.
Essa batata é um pouco mais seca do que as outras variedades, por isso, ela fica mais gostosa em purês e preparos úmidos do que assada. Esse purê é uma receita simples, mas ele é muito cremoso, delicado e com toque aveludado e mesmo com tanta simplicidade no seu preparo, ele dá um toque de sofisticação em qualquer prato.
Receitas feitas com batata-doce
Aqui no blog Mel e Pimenta, as receitas mais vistas são feitas com batata-doce, então nós preparamos uma seleção especial para inspirar você: Batata-doce caramelada, Pão de batata-doce e iogurte, Nhoque de batata-doce com abóbora e Chips de batata-doce assados.
Receita de purê de batata-doce roxa
Ele acompanha muito bem carnes de porco assadas, também tem tudo a ver com peixe grelhado e com frango feito no forno ou grelhado na frigideira.
- 500 g de batata-doce roxa
- 50 g de manteiga
- 50 g de nata / creme de leite
- Água quente do cozimento
- 1 folha de louro
- Noz-moscada
- Sal
- Descasque as batatas, corte em pedaços graúdos, cubra com água, adicione a folha de louro e leve para cozinhar até que elas estejam macias.
- Escorra as batatas, mas reserve o líquido do cozimento, pois parte dele fará parte da receita.
- Imediatamente amasse as batatas usando um esmagador, elas deve ser muito bem amassadas.
- Adicione a manteiga gelada, a nata, sal e noz-moscada ralada na hora e misture bem.
- Comece a acrescentar a água do cozimento bem quente aos poucos até atingir a cremosidade desejada.
- Se você tiver um mixer pode usá-lo para deixar o purê ainda mais liso.
- Sirva imediatamente.
Dicas para a receita
- Nata ou creme de leite: Use o que você tem em casa, sempre que possível, prefiro a nata, pois tem uma textura mais aveludada. O creme de leite não precisa ser fresco, pode ser o de caixinha mesmo.
- Manteiga gelada: A manteiga resfriada é essencial, ela dará brilho ao purê, então nuca derreta a manteiga antes de colocar, ela vai derreter em contato com a batata quente.
- A cremosidade ideal: Dependendo da absorção dos ingredientes, secura da batata, a quantidade de água necessária pode variar. Então, vá ajustando até atingir o ponto ideal.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Ficou muito lindo esse purê
Oi Rioleze!
Que bom que gostou.
Obrigada
Oii!! Onde encontro essa batata doce roxa para comprar? Nunca vi no mercado
Oi Ingrid!
Aqui em Porto Alegre eu encontro na feira livre.
Um abraço
Fiz e amei, uma delícia!
Oi VEra!
Que bom que você preparou esse purê e gostou do resultado.
Obrigada por me dar retorno.