Pão Sírio | Pão pita ou pão árabe caseiro
Aprenda a fazer em casa o famoso pão sírio, também conhecido como pão pita ou pão árabe. A sua principal característica é a massa leve, ele é super versátil para montar sanduíches, para servir com pastinhas e muito mais.
O segredo desse pão é a forma de assar, ele pode ser feito no forno ou na frigideira, sempre com altas temperaturas. Dessa forma, a parte externa do pão seca rapidamente e ele infla com o gás da fermentação.
Perfeito para ser consumido ainda quente, ele vai bem apenas com um azeite, mas combina incrivelmente com Coalhada seca caseira e zahtar. E é claro que é perfeito para montar os mais variados tipos de sanduíches.
A receita vem do maravilhoso livro Direto ao Pão de Luiz Américo Camargo, porém fiz alguma adaptações para ajustar às minhas preferências de modo de preparo. Se você gosta de fazer pães, é um belo investimento.
A culinária árabe é uma das minhas preferidas, gosto de aprender, ler sobre o assunto e testar receitas. Aqui no blog já compartilhei alguns pratos. Então, preparei uma seleção de ideias para inspirar você.
- Esfiha fechada
- Labneh no azeite
- Mjadra | Arroz com lentilha e cebola frita
- Pasta de berinjela tostada | Babaganoush
Pão Sírio | Pão pita ou pão árabe
- 2 xícaras de farinha de trigo (bem cheias) | 300g
- ¾ xícara de água | 180ml
- 2 colheres (sopa) de azeite | 30ml
- 1 colher (chá) de fermento biológico seco (3g)
- 1 colher (chá) de sal | 6g
- Farinha para usar na bancada
- Em uma tigela coloque a água, o fermento, o azeite e misture.
- Adicione metade da farinha, coloque o sal sobre ela e misture com a mão.
- Então, adicione o restante da farinha gradualmente até obter uma massa que grude um pouco nas mãos. A quantidade de farinha pode variar um pouco.
- Coloque a massa sobre a bancada enfarinhada e sove por aproximadamente 10 minutos.
- Unte a tigela com azeite, coloque a massa de volta, cubra com um pano ou filme plástico e leve para crescer por 1h30 e local fechado.
- Assim que tiver dobrado de tamanho, coloque a massa na bancada, aperte delicadamente para expulsar o excesso de ar e divida a massa em 10 partes iguais.
- Então, modele uma bolinha com cada pedaço de massa e acomode-as sobre a bancada enfarinhada. Cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos.
- Se você for fazer no forno, coloque o forno e a forma para aquecer com 30 minutos de antecedência a 220C.
- Agora é hora de abrir os discos de massa. Polvilhe um pouco de farinha, pegue uma bolinha de massa, coloque-a na bancada e abra com o rolo de massa até obter um disco redondo com com 1 a 2mm de espessura.
- Repita esse processo com todas as bolinhas de massa, mantenha todos os discos sobre a bancada enfarinhada e sempre cobertos com um pano.
- Agora é hora de assar, faça na frigideira ou no forno, seguindo os passos logo abaixo da receita.
Dicas para a receita
- Se você quer pães maiores, divida a massa em 8 partes iguais.
- Deixe a massa crescendo em local fechado. Eu costumo deixar no micro-ondas e nos dias frios, coloco uma bolsa térmica com água quente dentro dele, assim o ambiente se mantém com uma boa temperatura.
- A quantidade de farinha sempre varia, observe que eu usei 2 xícaras de farinha pressionando um pouco para medir. Então, usei 300g de farinha e mais um pouco para trabalhar a massa na bancada.
- Você pode assar no forno ou na frigideira na boca do fogão, mas jamais use qualquer tipo de gordura para untar.
Como fazer pão sírio no forno?
Comece aquecendo o forno a 220º 30 minutos antes da hora de assar, leve ao forno a forma que você vai utilizar, pois ela também precisa estar totalmente quente na hora de assar.
Com cuidado, coloque a quantidade de discos que couberem na forma e leve a assadeira ao forno, por aproximadamente 2 minutos (aproximadamente), assim que os discos tiverem inflado, vire com delicadeza e deixe assar por mais 1 ou 2 minutos.
Se você tem um forno grande, use duas assadeiras para economizar tempo.
Como fazer pão sírio na frigideira?
Aqueça muito bem uma frigideira em fogo alto. Então, coloque o disco de massa dentro dela por aproximadamente 2 minutos, quando o pão estiver bem inflado, você pode virar e deixar mais 1 a 2 minutos do outro lado.
Dependendo do seu fogão e do tipo de frigideira, pode variar um pouco o tempo. Se necessário, baixe um pouco o fogo, mas eu fiz todos os meus pães controlando a chama entre temperatura máxima e média.
Eu testei com uma frigideira de teflon, super acabada e com uma de cerâmica. O resultado dos pães feitos na frigideira velha ficou infinitamente melhor, tanto que só testei um na frigideira de cerâmica.
Você pode ganhar tempo utilizando duas frigideiras para o preparo.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Eu fiz e ficou uma delícia! Só mudei a farinha branca pra integral!
Olá Roseli!
Isso mesmo, essa troca pode ser feita, que bom que você gostou.
Abraço
Bom dia Aline, parabéns pela receita; o pão ficou maravilhoso. Fiz conforme as etapas que você mencionou e ficou ótimo. Muito obrigado por partilhar conosco essa receita deliciosa. Comemos com o Homus que fiz para acompanhamento (claro que com o grão de bico de lata que já vem cozido rsrsrs).
Olá Tadeu!
Que legal, bom saber que a receita foi para mesa da sua família e que foi aprovada.
Mesmo sendo um homus de lata, é sempre muito bom.
Obrigada
Maravilhoso, fez o maior sucesso. Assei uns na air fryer e outros na frigideira . Air fryer ficou excelente e muito rápido, melhor que na frigideira. Comemos com tomate seco feito na air fryer.
Que legal Ana!
Bom saber que você fez essa receita na airfryer!!
E como tomate secos então, deve ter ficado uma delícia.
Abraço
Perfeita sua receita. Parabéns pela generosidade em compartilhar. Deus abençoe seu trabalho.
Olá Eliene!
Que legal receber esse retorno!! Fico muito grata.
Um abraço
Obrigado pela excelente receita
Olá Marcelo!
Que bom que você gostou da receita.
Obrigada pelo retorno
Esse pão da pra guardar por alguns dias?
Olá Cristiane!
Ele dura sim por alguns dias.
Oi, posso guardar a massa ou tenho que assar todos ?
Oi!
Eu já guardei na geladeira para fazer uma parte no dia seguinte e ficaram bem gostosos.
Quando puder, me conta o que achou.
Obrigada
hmmmm que maravilha, sim, fica perfeito com Homus!! (pasta de grão de bico, azeite, limão e caprichado no alho) realmente uma combinação que leva vc até o mediterrâneo
Oi Lua!
Que bom que você gostou. Realmente, esse pão pede para acompanhar um homus.
Obrigada pelo retorno
Bom dia, ele fica bom para comer com homus?
Oi Silvana!
Sem dúvida! Combina muito homus.
Abraço!
Amei . A receita é perfeita, tudo muito bem explicadinho. Fiz os pães e ficaram ótimos.
Oi Maria Elizabeth
Fico feliz com teu retorno. Tento ter cuidado para escrever da melhor forma possível para que vocês possam reproduzir em casa.
Muito obrigada!
Olá.
Pará quem não sabe, Pita Bread e uma coisa ele é mais famoso falar grosso, agora o Pão Árabe é um tipo de Pão mais fininho eu conhe o bem a diferença mas as favricas aqui no Braz me parece que não sabe é muita gente também não eu sei porque primeiro estudei culinaria em Bew York City, segundo lá existe estes dois tipos de Paes sendo que o Pita Bread é muito usado pelos Vendedores de Lnancges de Rua em Manhattan aliás eu fui um Food Vendor em manhattan lá atraz em 1985, 1986, 1987, 1988 e 1989… eu trabalhei da esquina da 7 ave com 34 street e depois na 46 street entre 6 ave y 5 ave…
Aguem aí pra discutir comigo então você aí que está ensinando aprenda a diferença… ou vá até manhattam pará aprender aqui no Brazil ninguém sabe fazer há não ser eu
Gournet Chef./magaldi
Caro Cássio!
Eu jamais discutiria com você, pois felizmente, meu site é um lugar de compartilhamento, de trocas e de paz.
Recebo tanto carinho dos meus leitores e confesso que discussões ou disputas de ego não me atraem e não combinam com esse espaço.
Quando quiser contribuir com todo seu vasto conhecimento, você será bem bem-vindo, mas não espere que alguém aqui vá entrar em algum duelo.
Espero que você possa aproveitar alguma receita do meu humilde site.
Ufa, ainda bem que que ocê não mora no Brasil…aqui já temos egos inflados demais! Com mais um (o seu), nós, simples mortais, corremos o risco de ficar sem espaço… vocês ocupam todos!
Parabéns!!!
Olá Angela!
Muito obrigada, fico muito feliz com seu retorno.
Nossa que cara antipático!
Não gostei nenhum pouco desta forma de se exibir!
Hum você estudou em NY!
Então, faça lá mesmo um curso de como se comunicar e se expressar com as pessoas, tenho certeza que vai te ajudar muito a crescer e aumentar o seu potencial !
Eline, amei o seu humilde Pão PITA, já na primeira experiência ficou delicioso, e tenho feito seguidamente por ser muito prático! Obrigada todas as demais receitas compartilhadas generosamente com todos. Pessoas como você merecem todo sucesso!
Olá Mari!
Que coisa boa receber esse retorno, fico muito feliz por saber disso.
Muito obrigada pela confiança e pelo retorno.
Oi Eline!
Eu de novo, provando suas maravilhosas receitas.
Digo que foi o melhor pão sírio que já provei.
Obrigada novamente por compartilhar seus segredos!
Oi Diana!
E eu super feliz com seu retorno.
Que bom que você gostou do pão sírio.
Um beijo!
Parabéns pela resposta. Vejo que vc é uma pessoa de Deus. Pacificadora, esses herdarão o céu. Que a paz de Cristo reine em seu coração. E de todos que compartilha,dessa maneira de ser.
Oi Cristina!
Obrigada pelo carinho! Sim, acredito em Deus sim e acho que temos que fazer a nossa parte para manter a paz.
Já estamos cheios de percalços, problemas de verdade e não precisamos entrar em discussões desnecessárias.
Te desejo um bom final de semana e espero que aproveite muitas receitas do Mel e Pimenta
Boa tarde .
Já vou testar para além de parecer delicioso parece-me prático. Uma boa opção para quem anda sempre na correria e tem pequeninos em casa .
❤❤
Olá Bárbara!
Sim, esse pão é mesmo muito prático e a criançada adora.
Quando fizer, vou adorar saber o que você achou do resultado.
Abraço
Boa noite!
Que falta de educação!
Imagino que uma pessoa assim, não tem condição alguma de dar palpites, em nada. Primeiro precisa aprender a respeitar o próximo e o país do próximo.
Oi Helena!
Felizmente, pessoas como o Sr Cássio são exceção! O importante é que façamos a nossa parte tentando manter a paz e o respeito.
Obrigada pelo carinho e espero que aproveite muitas receitas por aqui.
Olá Eline !!!
Conheci a pouco seu blog e adorei, já fiz algumas receitas, são simplesmente maravilhosas… parabéns pelo seu trabalho!!
Gosto muito de fermentados e probióticos, aproveitando, gostaria de lhe perguntar se a coalhada seca pode ser feita com kefir caseiro ao invés do iogurte industrializado? E se você tiver alguma receita de levain que funcione para massa de pães em dias de baixa temperatura, experimentei algumas mas não achei nenhuma receita ideal que proporcione certo crescimento na massa.
Obrigada!
Oi Elisângela!
Você não imagina como fico feliz com a tua mensagem!! Que bom que bons ventos te trouxeram até o Mel e Pimenta, sinta-se em casa e aproveite muitas receitas que compartilho por aqui.
A coalhada pode sim ser feita com kefir, eu não fiz esse teste, mas sei de leitores que já fizeram.
Sobre o levain, preciso de falar que sou completamente leiga no assunto, já fiz duas tentativas de fermentação natural que não deram certo. Então, eu abandonei temporariamente.
Um beijo!
Oi, Eline!!!
Seu Blog é o máximo!!!! Muito obrigada por compartilhar essas receitas maravilhosas com todas as dicas! Vc é uma pessoa fenomenal!!!
Obrigada!
Geici
Oi Geici!
Mensagens assim alegram o meu dia! Muito obrigada por dedicar uns minutos para me deixar um recado tão especial.
Espero que você aproveite muitas receitas do blog.
Beijo
Ola! Estou visitando seu blog pela primeira vez hoje. Sempre gostei muito de blogs, mas depois do Instagram acabei deixando eles de lado um pouco. A gente se acostuma a ficar olhando só as fotos e entra na preguiça de ler. Mas foi através do Instagram que cheguei aqui e adorei. Me fez lembrar como é bom ficar olhando os blogs, lendo as histórias das pessoas por trás disso. Pessoas que se dedicam tanto para gerar um conteúdo de qualidade para nós. Muito obrigada. Vou virar frequentadora agora. Adoro receitas.
Oi Débora!
Você não imagina como eu fico feliz com a sua mensagem. Acho o instagram ótimo, mas é superficial.
Em um blog posso detalhar uma receita, contar um pouco sobre o prato, sobre a minha vida.
Aqui posso me expressar com muitas fotos, passo a passo mais detalhado, para entregar a vocês um conteúdo de boa qualidade, completo.
Fico muito, mas muito feliz por saber que ganhei uma nova leitora e espero que você aproveite muitas receitas.
nossa esse pao e tao bom assim?
Olá Ester!
Gostos são relativos, mas experimente, acho que você vai gostar.
Boa tarde!! Por quanto tempo pode armazenar o pronto? e qual o melhor lugar?
Obrigada!!
Vou testar a receita!
Oi Karen!
O legal desse pão é fazer para comer em seguida, mas você pode guardar em um saco plástico fechado, fora da geladeira.
Dura uns 3 dias, mas depende da umidade, temperatura.
Quando for consumir, você pode colocar no micro-ondas ou na frigideira com tampa, ele fica se renova.
Beijo