Pão integral multigrãos
A receita desse Pão Integral Multigrãos é mais uma ideia de pão rico em nutrientes e saboroso para você preparar em casa.
Pão caseiro é sempre melhor melhor que o industrializado e quando se fala de pão integral, essa diferença é ainda mais marcante, pois algumas marcas usam corantes caramelo para mascarar a falta de qualidade dos ingredientes e dar a cor mais escura ao pão. Sem falar nos conservantes que são usados para fazer com que os pães durem várias semanas na prateleira do supermercado. Além disso, o pão integral caseiro é sempre muito mais saboroso.
O melhor que podemos fazer para a nossa saúde é saber o que estamos ingerindo e no caso do pão, nós temos essa possibilidade, podemos fazer em casa, escolhendo os ingredientes, colocando a mão na massa e levando mais afeto para a mesa.
Quer mais uma ideia deliciosa e afetiva para fazer em casa? Prepare esse pão de queijo que é a receita de maior sucesso no blog.
Como fazer pão integral multigrãos
- Parte I
- 1 colher (sopa) de linhaça (10g)
- 1 colher (sopa) de gergelim branco (10g)
- 2 colheres (sopa) de sementes de abóbora (20g)
- ¼ xícara de aveia em flocos médios (50g)
- 1 xícara de água fervente (240g)
- Parte II
- 1 xícara de água (240g)
- 3 colheres (sopa/rasa) de açúcar mascavo (40g)
- ¾ colher (sopa) de fermento biológico seco (7g)
- 2 colheres (sopa) de azeite (25g)
- ¾ colher (sopa / rasa) de sal (12g)
- 5½ xícaras de farinha de trigo integral (660g) aprox
- Parte I Em uma frigideira coloque todas as sementes (linhaça, gergelim e sementes de abóbora) e leve ao fogo baixo até começar a sentir um aroma leve vindo da frigideira, mexa sempre e não deixe as sementes ficarem douradas.
- Transfira-as imediatamente para uma tigela, adicione a aveia e a água fervente. Misture e tampe a tigela com um pires.
- Deixe descansando até esfriar completamente, as sementes ficarão hidratadas e o conteúdo ficará com textura de mingau.
- Parte II Em uma bacia grande coloque todo o "mingau", a água, o açúcar, o fermento e o azeite e misture bem.
- Adicione uma xícara de farinha integral e o sal e misture.
- Então comece acrescentar o restante da farinha gradualmente até obter uma bola de massa que grude levemente nas mãos.
- Coloque a massa na bancada delicadamente enfarinhada e comece a sovar a massa, esticando e polvilhando farinha quando necessário. Evite colocar farinha em excesso.
- Sove por aproximadamente 15 minutos.
- Em seguida coloque em uma bacia, cubra com filme plástico ou com um pano e leve para crescer por aproximadamente 1h30.
- Assim que a massa estiver crescida, coloque-a sobre a bancada e divida em 6 partes iguais.
- Faça um rolinho com cada pedaço de massa e cubra.
- Pegue o rolo de massa, achate até obter um retângulo, partindo de uma das pontas enrole até obter um rolinho.
- Repita o processo com todos os pedaços de massa e acomode em duas formas de pão pequenas.
- Cubra e leve para crescer por aproximadamente 45 minutos.
- Então, leve os pães ao forno preaquecido a 190°C e asse por aproximadamente 35 minutos.
Dicas para fazer essa receita:
- Sementes: Eu escolhi as sementes citadas na receita, você pode acrescentar outras ou substituir, mas lembre que isso pode gerar uma pequena variação na necessidade de farinha.
- Hidratando as sementes: A etapa da frigideira é rápida, não deixe que as sementes dourem. A água despejada sobre elas deve ser fervente e é essencial tampar a tigela e deixar esfriar completamente para que elas absorvam esse líquido e vire um mingau.
- Farinha integral: As farinhas, principalmente as integrais, tem variações de absorção de acordo com a marca, por isso a quantidade de farinha integral pode variar um pouco.
- Fermentação: Sempre deixe a massa fermentando em local fechado, eu costumo deixar dentro do forno de micro-ondas, o tempo pode variar um pouco de acordo com a temperatura.
- Tempo de forno: Sempre pode ocorrer uma variação de acordo com as características do forno, leve isso em consideração na hora de assar.
- Forma usada: eu dividi a massa em cinco partes, pois usei forma de pão de forma, ela é muito mais longa que a maioria das formas. Então, sugiro que você faça em 6 partes e use formas de pão normal. O importante é que a massa fique bem acomodada.
Você fez a receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.