Receita Ambrosia Deliciosa – Como fazer em casa
Ambrosia é uma sobremesa tradicional na mesa dos gaúchos.
Esse doce é antigo, segundo a mitologia grega, a sobremesa era considerada um manjar do deuses. A ambrosia, um doce de origem Ibérica, se espalhou pelo Brasil com a chegada dos portugueses e seus doces. A sobremesa está presente em todo o país, mas em alguns estados é ainda mais tradicional, como no RS e MG.
Na minha família e na região em que meus pais moram, que é formada basicamente por descendentes de italianos, a ambrosia não é um doce tão presente, mas de forma geral, a ambrosia é um dos doces mais tradicionais da culinária gaúcha.
Diferente de receitas tipicamente italianas, como o famoso Sagu de vinho tinto e creme de baunilha, eu não aprendi a fazer ambrosia com a minha mãe, mas sim aqui em Porto Alegre, principalmente com meu marido, pois o Juan ama uma boa ambrosia e a versão dele é ótima.
Então hoje, eu estou trazendo a minha receita de ambrosia para compartilhar com você. Espero que você faça também na sua casa.
Ambrosia – Uma receita tradicional
Ambrosia é um doce tão simples, você precisa basicamente de leite, ovos, açúcar e limão para fazer uma bela travessa de sobremesa.
- 1½ xícara de açúcar
- ¼ colher (chá) de suco de limão
- ½ xícara de água
- 6 ovos
- 1 litro de leite integral
- 2 canelas em rama
- 8 cravos-da-índia
- Suco de 1 limão taiti grande
- Raspas de limão
- Em uma tigela média coloque os ovos e bata ligeiramente com um garfo, adicione o leite, a canela, o cravo e reserve.
- Esprema o suco de limão e reserve.
- Em uma panela coloque o açúcar, o suco de limão (1/4 colher de chá), a água e mexa fora do fogo para dissolver.
- Leve a panela ao fogo médio, não use colher, nem espátula para não cristalizar.
- Deixe a mistura ferver, depois ela começará a ficar em um tom dourado claro, até chegar em um tom de caramelo. Quando precisar mexer, gire a panela com cuidado, sem usar colher.
- Quando o caramelo estiver chegando ao ponto, adicione o suco limão na tigela de leite e transfira para a panela com o caramelo.
- Adicione as raspas de limão, mexa delicadamente apenas para misturar um pouco e deixe cozinhar em fogo alto.
- O cozimento vai levar aproximadamente 35 minutos, mexa bem de vez em quando, mas sempre com delicadeza para não quebrar os grumos.
- Deixe cozinhar até ficar no ponto que você gosta. Para mim, o ponto ideal é quando a ambrosia está morena, com um pouco de calda, mas não em excesso.
- Coloque em uma travessa e leve para gelar.
Dicas para a receita
- Caramelo: Como eu explico na receita, nada de colocar colher ou espátula no caramelo, assim você evita que o açúcar cristalize. O suco de limão entra para ajudar também.
- A cor: Eu faço esse caramelo para obter uma ambrosia assim moreninha e super saborosa. Observe na foto acima, a cor do caramelo, não deixe escurecer demais, para evitar que o doce fique amargo.
- Quando você adicionar o leite com ovos, parte do caramelo vai endurecer e ficar meio sólido, é assim mesmo, fervendo ele se dissolverá completamente.
- A calda: Você decide quanto líquido quer deixar, eu gosto da ambrosia úmida, mas sem excesso de líquidos, então deixo ela nesse ponto que você pode ver nas fotos.
- Os grumos: Na minha opinião, uma boa ambrosia tem que ser “pedaçuda” com grumos graúdos, para obter esse resultado, é importante mexer somente quando necessário e com muita delicadeza.
Posso fazer a ambrosia sem caramelo?
Sim, nesse caso você pode desconsiderar a água da receita e colocar o açúcar diretamente na panela com todos os ingredientes na panela e cozinhar até chegar ao ponto.
Como é a ambrosia do Juan?
Ele usa a mesma quantidade de ingredientes, menos a água, pois ele não faz o caramelo.
Então, ele leva tudo ao fogo alto, assim que os líquidos começam a ferver, ele baixa o fogo e marca 20 minutos. Nesse momento, ele retira todos os líquidos da panela e deixa apenas a parte sólida. E aí ele deixa ambrosia no fogo, para dar aquela tostadinha, mexendo ocasionalmente para não queimar, mas com delicadeza para manter os grumos. Ela vai grudar um pouco e é essa a intenção, caramelizar o doce para dar cor e sabor.
Assim que ela chega no ponto, ele coloca os líquidos na panela e deixa ferver até reduzir os líquidos a gosto, se necessário.
Então é só colocar em uma travessa e levar para gelar.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Um doce simples e delicioso.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Años busco una receta de ambrosía!! Al fin la encontré. Mil gracias
Olá Eva!
Que bom que você chegou até a minha receita de ambrosia.
Obrigada e espero que aproveite muitas receitas.
Um abraço
Oi Eline!
Pesquisei hj sobre ambrosia e achei tua receita já tinha feito uma à moda portuguesa, mas como demorou umas 3 horas pra ficar no ponto queria uma mais rápida fiz e adorei. Fiquei me perguntando se a panela deveria ter ficado sem tampa, se o vapor que se formou e caiu na ambrosia influenciou no gosto. Mas o meu objetivo foi alcançado sobremesa boa em curto tempo de cozimento (com a crise do gás por aqui é um motivo relevante ). Agora é ver a reação dos meus convidados alemães comendo a ambrosia
Obrigada pela receita, pelo capricho e pelos detalhes do post. Tudo de bom!
Olá Bruna!
Tudo bem?
Que bom te ver por aqui!! Acredito que esse tempo de cozimento seja por causa da tampa, pois ela demora para secar. Realmente, 3 horas no fogo é complicado mesmo, ainda mais por aí com toda a questão que envolve a disponibilidade do gás.
Obrigada por deixar teu comentário e de coração, espero que os convidados tenham aprovado a minha ambrosia.
Um abraço
Era exatamente essa receita que procurava! Deliciosa! Obrigada por compartilhar! Me identifiquei muito pq moro em Santa Catarina mas sou gaúcha e amo ter essa sobremesa e fiz para nosso almoço de dia das mães amanhã!
Oi Letícia!
Que alegria receber essa mensagem! Te agradeço pelo retorno!
Espero que o Dia das Mães tenha sido maravilhoso.
Beijo
Bom dia em relação a venda como seria o cálculo para chegar a um valor justo tanto pra mim quanto para o cliente.
Oi Nelimar!
Fico feliz que a minha receita de ambrosia seja uma opção para você vender.
Sobre o preço, infelizmente não consigo te ajudar, não vendo produtos e por isso, não tenho experiência para te ajudar com esse cálculo.
Espero que você tenha bons resultados.
Bom dia Eline Prado, tudo bem? Gostei muito da sua receita, você foi muito cuidadosa explicando tudo nos mínimos detalhes…o meu esposo é gaúcho (Montenegro ) eu sou catarinense (Florianópolis). O meu esposo ama essa sobremesa, eu nunca experimentei, e é a primeira vez q estou arriscando faze-la. Espero q fique tão saborosa quanto a sua, pq se depender do cheirinho, que aliás aqui em casa está maravilhoso.
Oi Fátima!
Adorei receber a tua mensagem! Espero que tenha valido a pena fazer e que teu marido tenha aprovado.
Um beijo e vou adorar saber como ficou
É a segunda vez que faço! Todos aqui adoraram!!!
Oi Karen!
Que bom que a minha receita de ambrosia foi aprovada por aí!
Obrigada pelo retorno.
Maravilhosa…fiz e no lugar do limão usei laranja… ficou top… amei o resultado…
Oi Catia!
Que bom que você fez essa receita!
Deve ter ficado uma delícia com laranja.
Obrigada!
“Ambrosia” Um breve comentário sobre recordação.
Sabe não morro de amores por doce massss…
Minha mulher que era mineira fazia Ambrosia de laranja, aquela grande se eu não me engano, era a Bahia???
Primeiro ela cristalizava as cascas, depois fazia uma fogueira e panela de ferro, ela sempre falava que tinha que ser assim pra dar certo???
Passava um tempão mexendo mexendo até dar o ponto.
Eu me lembro que, o doce da ambrosia com o leve amargor da casca cristalizada é algo que a gente nunca esquece.
Obrigado pela lembrança.
Oi Syd!
Fiquei feliz por resgatar tuas memórias e intrigada, pois essa versão de ambrosia deve ser maravilhosa.
Estou aqui respondendo teu comentário e imaginando essa combinação de sabores.
Beijo