Cevadinha com atum e ervilhas
Considerada a rainha das fibras, a cevada é um grão da família do trigo que possui baixo teor glicêmico e elevado teor de fibras solúveis que ajudam a o organismo a metabolizar gorduras e melhorar o colesterol bom, além disso as suas fibras não solúveis mantém o trato digestivo saudável.
A cevadinha acaba ficando esquecida em muitos lares, mas é uma ótima opção para substituir o arroz, ela pode ser usada até para preparar um risoto saudável, ele não ficará com a cremosidade gerada pelo amido de um arroz arbóreo, mas você terá um prato cheio de saúde.
Nessa receita eu utilizei o atum que é rico em ômega 3 e se torna um prato completo, então é só montar uma bela salada para acompanhar e pronto.
Cevadinha com atum e ervilhas
Ingredientes:
1 xícara de cevada em grão (cevadinha)
1 cebola grande em rodelas
2 dentes de alho picados
1 lata de atum em óleo (escorrido)
200 g de ervilhas congeladas
1 colher (sopa) de manteiga
Cebolinha
Sal e pimenta
Modo de fazer:
Na véspera coloque a cevadinha em um recipiente cubra com água é deixe de molho, o ideal é deixar por oito horas para que o cozimento seja rápido.
Depois desse tempo descarte a água em que a cevadinha ficou de molho, coloque os grãos em uma panela com água e sal e leve ao fogo, cozinhe até que fique macia mas “al dente”.
Despeje os grãos em uma peneira e deixe a cevadinha escorrendo pois queremos os grãos mais sequinhos.
Leve ao fogo uma frigideira grande ou uma panela wok, aqueça bem, coloque o azeite de oliva e a cebola, refogue até a cebola ficar transparente,coloque o alho e a cevadinha e refogue por alguns minutos em fogo baixo.
Coloque os pedaços de atum (sem o óleo), adicione a ervilha, misture bem e deixe no fogo o tempo suficiente para aquecer os ingredientes, ajuste o sal e adicione pimenta.
Polvilhe cebolinha e sirva.
Batata!!!!! Não que eu tenha errado a receita e colocado ingrediente errado, não. Batata que eu ia amar a receita….. Não deu outra. A Eline sabe escolher o que vai colocar na sua página como ninguém! Maridão amou também! Parabéns Eline!
Oi Anália querida!
Fico tão feliz quando recebo as tuas mensagens. Que bom que foi “batata” em mais uma receita.
Eu gosto mesmo de selecionar muito bem as receitas que entram no blog e fico feliz por agradar seu paladar e da família também.
Um beijo