Carpaccio de tomate | Uma entrada simples e deliciosa
O carpaccio é um prato tradicional na Itália, originalmente feito com carne laminada. Hoje em dia o prato é servido usando os mais diversos tipos de alimentos. Esse carpaccio de tomate é uma ótima opção de entrada para um jantarzinho com os amigos, servido com pães frescos, fica delicioso.
Confesso que as receitas de carpaccios sem carne nunca chamaram muito a minha atenção, mas depois de ouvir elogios decidi experimentar e adorei, o prato fica delicioso. Tenho feito esse tomate sempre, quem experimenta se apaixona.
O mais legal que essa receita não tem frescura, na hora de preparar deixe a criatividade tomar conta e varie nos temperos e sabores, você pode regar com pesto, espalhar lascas de queijo parmesão, cubinhos de queijo branco, azeitonas, alho poró refogado, tomilho.
A receita veio através da minha prima Maria Elvira e de seu amigo Alex Koeller. Muito obrigada por essa preciosidade!
Essa receita fica linda para as festas de fim de ano. Inspire-se como esse post com 10 receitas para a ceia de Ano Novo.
Carpaccio de tomate
- Tomates grandes maduros e firmes
- 1 dente de alho
- Folhas de manjericão
- Alcaparras
- Azeite de oliva
- Queijo parmesão
- Sal e pimenta
- Escolha um prato para servir que você possa espalhar os tomates sem muita sobreposição, descasque o alho, corte-o ao meio e esfregue a parte cortada por todo o prato, regue com um fio de azeite e moa um pouco de pimenta pelo fundo do prato.
- Lave os tomates e com uma faca afiada corte-os em as fatias muito finas, quanto mais finas melhor.
- Acomode as fatias no prato, espalhe o queijo parmesão, alcaparras, sal, mais um pouco de pimenta, regue com azeite de oliva e rasgue folhas de manjericão.
- Você pode preparar um tempinho antes, assim o tomate vai liberar um caldinho delicioso.
- Sirva em temperatura ambiente acompanhado de pães, aí você acomoda o tomate no pão e pronto.
Você fez essa receita de carpaccio?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Perfeito! Já virou tradição aqui. Obrigada.
Que legal Cris! Fico muito feliz com o seu retorno.
Abraço
Vou encaminhar para a minha sobrinha, que é vegetariana.
Oi Lili
Espero que a sua sobrinha goste. Esta é uma ótima opção para vegetarianos e não vegetarianos.
Beijo
Beijos