Bolo de carne assado com pinhão
Vem conhecer essa receita de bolo de carne assado com pinhão, ele fica com uma textura gostosa, lembra um pouco um quibe e é um prato perfeito para um almoço em família, para acompanhar eu fiz um purê e salada.
Confira a receita abaixo, assim como a nossa seleção de receitas que prova que o pinhão é um ingrediente versátil e que seu uso pode ir muito além da festa junina e do consumo dele apenas cozido em água: Almôndegas de carne moída e pinhão e Farofa de pinhão e bacon.
Bolo de carne assado com pinhão
- 500 g de carne moída
- 200 g de pinhão cozido e sem casca
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de mostarda
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- Cebolinha picada
- Pimenta preta moída
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- Sal
- No processador coloque os pinhões e processe até obter uma farofa grossa.
- Corte a cebola em quatro partes e o alho também e coloque no processador, bata novamente até obter uma mistura levemente pastosa e de ingredientes bem picados.
- Coloque os ingredientes do processador em uma tigela, adicione a carne moída, o ovo, a mostarda, a cebolinha, a pimenta e o azeite de oliva.
- Misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea.
- Escolha um refratário de aproximadamente 20 cm x 20 cm, unte com azeite de oliva.
- Transfira a mistura para o refratário, acomode e pressione para que a massa fique plana e bem uniforme.
- Pincele a superfície com azeite de oliva, moa mais um pouco de pimenta preta e leve para assar por aproximadamente 40 minutos a 200°C.
- Se o seu forno tem a função grill, ligue-a nos últimos minutos para dar aquela cor.
Amoooo pinhão ele é versátil e delicioso
Olá Sílvia!
Sim, pinhão é um ingrediente muito versátil mesmo.
Vale fazer essa receita.
Beijo
Fiz essa receita hoje e amei!! Em vez de fazer espalhando na travessa, dividi em 8 bolas de carne, simplesmente porque se fazia assim na minha família. Também dei uma refogada na cebola antes porque não gosto muito de “encontrar” a cebola no bolo de carne, sabe? A textura e o sabor ficaram ótimos. Sou fã de pinhão e gosto de testar maneiras novas de incorporar ele nos pratos. Nesse aqui, gostei que deu uma atenuada no gosto de carne. Eline, você conhece a galeteria Casa da Dinda em São Francisco de Paula? Provei uma vez o “churrasco de pinhão” de lá. É bem gostoso, e tua receita me fez lembrar dele. Obrigada pela receita.
Oi Pati!
Que bom receber teu retorno!
Adorei as tuas adaptações, fico feliz que você tenha feito do seu jeito. Sobre a cebola, eu até gosto de encontrar, mas sei que tem gente que não curte mesmo.
Tu acredita que ainda não conheço São Chico? Quando essa pandemia passar é um dos lugares que quero ir logo. Fiquei curiosa por esse “churrasco”, vou até dar uma pesquisada.
Um beijo e obrigada por deixar a tua opinião por aqui.
Adorei! Ficou muito gostoso! Eu não processei os temperos pq gosto da textura mas mesmo assim ficou ótimo. Obrigada
Oi Juliana!
Que bom que você gostou do resultado. É isso mesmo, essa receita é super adaptável.
Obrigada pelo retorno.
Beijo
olá aqui em casa adoramos pinhão. Já fiz entrevero. Quero testar esta receita. O chato é descascar o pinhão. Alguma dica para facilitar esta tarefa?
Oi Miriam
Tudo bem?
Sei que existe um descascador de pinhão, eu não tenho, fiz tudo na faca mesmo, abrindo eles em cima de uma tábua e usando uma pequena faca lisa e bem afiada.
Beijo
Nossa! Parece ser uma delícia!
Oi Deise!
Sim, é uma delícia de receita!
Vale experimentar.
Beijo!