Balila – Uma salada de grão-de-bico
Balila é uma salada feita com grão-de-bico tradicionalmente servida nas ruas da Palestina.
Segundo o autor do livro Jerusalém Sabores e Receitas a balila costuma ser saboreada morna ou em temperatura ambiente e até como lanche entre as refeições.
O balila é um prato muito saudável, pois o grão-de-bico é um legume nutritivo e rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, sua casca é riquíssima em fibras solúveis que auxiliam o funcionamento gastrointestinal.
A receita é de preparo simples e muito saborosa em função do sabor marcante do cominho e da acidez delicada do limão siciliano. Prepare essa receita deliciosa na sua casa e encante-se com seu sabor e textura.
Quer fazer um petisco saudável e gostoso? Confira essa receita de Petisco de Grão-de-Bico.
Balila – Uma salada de grão-de-bico
- 200 g de grão-de-bico
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 60 g de salsinha picada (um maço grande)
- 3 cebolinhas finamente cortadas
- 1 limão siciliano grande (suco)
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (chá) de cominho em pó
- Sal e pimenta moída na hora
- Na noite anterior coloque o grão-de-bico de molho em uma tigela grande com água, acrescente o bicarbonato de sódio e deixe descansando durante toda a noite em temperatura ambiente.
- Escorra o grão-de-bico e coloque em uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo alto. Deixe ferver e escume sempre que se formar espuma na superfície.
- Baixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 1h ou até que o grão esteja macio mas mantendo a sua forma.
- Assim que o grão estiver cozido, escorra e despeje em uma tigela grande e enquanto ele ainda estiver quente adicione a salsinha, a cebolinha, o suco de limão, o cominho, o azeite, sal e pimenta.
- Misture bem e deixe amornar para servir.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.