Pãezinhos integrais de aveia e mel – Super fofinhos
Aqui em casa pequenos pães fazem sucesso, pois eles são práticos e ótimos para congelar! E quando eles são saudáveis, ricos em fibras, a gente adora, e com esses pãezinhos integrais de aveia e mel não foi diferente. Eles são super fofinhos e simplesmente deliciosos.
O diferencial desse pão está no mingau que é feito com a aveia, farinha, leite e água, pois, dessa forma, a aveia entra na receita já hidratada e assim não resseca a massa do pão ao assar. Eu preparei essa receita inspirada na técnica Tangzhong utilizada no Pão de leite japonês de Hokkaido.
O mel combina muito com o sabor amanteigado do pão e deixa a casa com um aroma incrível. O resultado final é um pão denso por ser feito com aveia e farinha integral, mas ao mesmo tempo macio, úmido, aromático e de sabor neutro, nada adocicado. Um pão que combina com tudo!
Pãezinhos integrais de aveia e mel fofinho
- Etapa 1
- ½ xícara de água
- 1 e ½ xícara de leite
- ¾ xícara de aveia em flocos finos
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (rasa)
- Etapa 2
- 1 xícara de farinha integral
- 1 colher (sopa) de leite em pó
- ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
- 1 colher (chá) de sal
- 4 colheres (sopa) de mel (rasas)
- 4 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 2 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
- Manteiga derretida para pincelar os pães
- Etapa 1 Em uma panela coloque todos os ingredientes e misture com um fouet (batedor de arame).
- Leve ao fogo baixo e mexa até obter um mingau, leva aproximadamente 5 minutos.
- Reserve para esfriar.
- Etapa 2:
- Em uma tigela grande coloque a farinha integral, o leite em pó e o fermento.
- Na panela do mingau, já frio, coloque o sal, o mel, a manteiga e misture bem com o fouet.
- Transfira a mistura "líquida" para a tigela dos ingredientes secos. Com uma das mãos, comece a misturar os ingredientes.
- Quando eles estiverem integrados, comece a acrescentar a farinha de trigo gradualmente e de acordo com a necessidade.
- Assim que a massa estiver grudando de leve nas mãos, coloque-a na bancada enfarinhada e sove por aproximadamente 15 minutos, polvilhando farinha quando necessário.
- Transfira a massa para a tigela, cubra com um pano ou filme plástico e leve para crescer em local fechado por aproximadamente 1h30 (dependendo da temperatura pode levar até duas horas para dobrar de volume).
- Coloque a massa na bancada enfarinhada, sove levemente, só para expulsar o excesso de ar.
- Divida a massa em 20 partes iguais.
- Modele bolinhas com cada parte da massa e vá acomodando em uma forma grande untada (aproximadamente 40cm x 35cm).
- Cubra com um pano e leve novamente para crescer em local fechado por 40 a 45 minutos.
- Assim que eles estiverem crescidos, pincele os pães com manteiga derretida.
- Leve-os ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos.
- Transfira os seus pãezinhos integrais de aveia e mel para uma grade para que esfriem.
Dicas para seus pãezinhos
- O mel – Ele dá um sabor delicado, um aroma especial. Na hora de medir, se o mel estiver cristalizado, derreta em banho maria para medir corretamente. Se você não tem ou não gosta de mel, pode usar melado ou açúcar.
- O leite em pó – Se você não tem em casa, pode fazer sem, mas se puder, tenha um leite em pó em casa, ele é ótimo para conferir maciez em receitas de pães. Na hora de escolher lembre que leite em pó é diferente de composto lácteo. Leia o rótulo na hora de escolher, deve ter apenas: leite (integral ou desnatado) na lista de ingredientes.
- As farinhas – Sei que algumas pessoas gostariam de saber se podem fazer essa receita usando apenas farinha integral. Isso até é possível, mas eu prefiro o equilíbrio. Como ele é um pão que leva uma boa quantidade de aveia, ele pode ficar denso demais se feito só com farinha integral. Então, essa receita foi pensada para ter o melhor dos mundos: Ser saudável, rico em fibras e ao mesmo tempo muito fofo.
Se preferir, você pode modelar seus pães em outros formatos e até fazer um único pão.
Como congelar os pães?
Eu gosto de fazer pães pequenos, pois assim que estão frios, eu coloco todos em um saco plástico e congelo. Na hora de consumir, você pega apenas os pães que vai consumir, coloca no micro-ondas ou na frigideira com tampa e pronto.
Você fez os pãezinhos integrais de aveia e mel
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece.
A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita dos pãezinhos integrais de aveia e mel? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Boa tarde tudo bem um ano novo só de benção eu gostaria de saber se posso trocar a farinha de trigo por outras farinha de amêndoas ou de castanha caju muito obrigado amo seu blog carinho e amor nele
Oi Sandra!
Obrigada pelo carinho! Desejo que você tenha um bom 2021.
Infelizmente essa substituição não funciona. A farinha é sempre o ingrediente principal dos pães por causa do glúten, é ele que dá estrutura, elasticidade e maciez aos pães.
O uso dessas farinhas resultaria em algo completamente diferente do pão, denso, esponjoso, sem a fermentação, por isso, que as substituições não são nada simples.
Um abraço, obrigada por passar por aqui e pergunte sempre que tiver dúvifas.
Fiz essa receita aqui em casa e foi puro sucesso! Vou repetir, mas gostaria de saber se já testou uma versão sem leite: substituindo o leite por água e a manteiga por óleo. Sabe me dizer se pode dar certo? Obrigada! ☺️
Oi Lorena!
Que bom que esses pães fizeram sucesso por aí. Sim, você pode fazer essa substituição sem problema. O leite e manteiga conferem uma maciez maior, mas com certeza, você terá pães deliciosos mesmo assim. Se preferir, também pode usar óleo de coco ou banha de porco no lugar da manteiga.
Um beijo e muito obrigada pelo retorno.
Eu fiz os pãezinhos! Amei! Obrigada por compartilhar! Segui o passo a passo dos ingredientes e não tem erro.
Oi Rosana!
Que bom que você já foi hoje mesmo para a cozinha e fez os meus pães.
Te agradeço por comentar aqui e espero que vocês façam muitas outras receitas.
Beijo
Amei
Que legal Cibele!!! Quando testar a receita, me conta o que achou.