Biscoitos sem glúten – Feitos com farinha de arroz
Aprenda a fazer essa receita fácil de biscoitos sem glúten, feitos farinha de arroz e amido! Eles são deliciosos, com sabor marcante de especiarias e perfeitos para acompanhar um bom café!
Recebo muitos pedidos de receitas sem glúten, e aos poucos vou testando e tentando oferecer opões para quem tem intolerâncias alimentares. Porém, esse não é um processo fácil. Eu já testei muitas receitas de biscoitos com farinha de arroz, mas na maioria dos casos o resultado deixou a desejar, os biscoitos ficavam duros, ressecados, mas essa receita superou todas as expectativas, eles são super saborosos, crocantes e desmancham na boca. Uma delícia!!!
Quer outras ideias de biscoitos? Então confira essa pequena seleção de delícias com e sem farinha de trigo Biscoitos crocantes de avelã, Biscoito integral de laranja e especiarias e Sequilho de coco fácil e que derrete na boca.
Se você quiser, pode preparar Farinha de arroz caseira.
Biscoitos sem glúten – Como fazer
- 1 xícara de amido de milho
- 3 xícaras de farinha de arroz
- 1 colher (chá) de fermento químico
- ½ colher (sopa) de gengibre em pó
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- ½ colher (chá) de cravo em pó
- Noz-moscada ralada a gosto
- ¾ xícara (chá) de manteiga derretida
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de água
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- Em uma tigela coloque a farinha de arroz, o amido de milho, o fermento, o bicarbonato, a canela, a gengibre, o cravo, a noz-moscada e misture.
- Em uma tigela grande coloque a manteiga e o açúcar e misture bem com o fouet (batedor de arame). Então, acrescente os ovos, a água, o suco de limão e misture para integrar.
- Adicione os ingredientes secos aos úmidos e vá misturando com uma espátula no início e depois com a mão.
- Coloque a massa na bancada e sove rapidamente, apenas para que ela fique uniforme, ela fica firme e não gruda nas mãos.
- Envolva a massa com plástico e leve para a geladeira por no mínimo 20 minutos.
- Aqueça o forno a 180°C.
- Pegue um pouco de massa, polvilhe a bancada bem de leve com farinha de arroz e abra a massa com um rolo. Ela deve ficar com aproximadamente 3mm.
- Corte seus biscoitos no tamanho ou formato desejado e acomode em uma forma levemente untada.
- Leve para assar até que a base do biscoito esteja levemente dourada, leva aproximadamente 15 minutos.
- Depois de prontos, deixe esfriar sobre uma grade e assim que estiverem completamente frios, você pode guardar em um vidro bem fechado.
A escolha do açúcar
A receita original sugere o uso de demerara, mas você pode usar açúcar mascavo ou refinado. Eu usei o açúcar branco, pois estava sem mascavo em casa e raramente tenho o demerara.
As especiarias
Use as que você mais gosta e que tem em casa, mas é importante usar, pois elas deixam os biscoitos cheio de sabores.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Eu dificilmente faço comentários em receitas… mas tive que vir aqui pra dizer a delícia que ficou esse biscoito!!! Já tinha testado outras 2 receitas sem glúten e não tinha gostado do resultado. Esse ficou incrível!!
Usei o açúcar demerara. Pra conseguir abrir, a minha massa teve que estar bem gelada, pra ficar mais durinha. Dividi a massa em 3 partes, e enquanto usava uma, as outras continuavam na geladeira. Quando já estava mole, levava novamente pra geladeira e pegava outra. Deu super certo!! Obrigada pela receita
Oi Renata!
E eu te agradeço por deixar esse comentário, pois é muito, mas muito importante para o meu trabalho e para os leitores que chegam até esse post.
Até pq quando se fala em receitas sem glúten, sempre tem uma desconfiança, eu também já fiz receitas que ficaram péssimas.
Obrigada por compartilhar as tuas dicas de preparo, a consistência da massa varia muito de acordo com a temperatura.
Um beijo e mais uma vez, obrigada por comentar e sempre que puder, comente sim!! <3
Podem fazer que dá certinho. Fiz hoje e amei!! Fica um biscoito bem sequinho e delicado.
Uma dica que dou é: como ela é uma massa um pouco mais sequinha, ao invés de enfarinhar a bancada para abrir e com isso, inevitavelmente, agregar mais farinha, abra a massa entre dois plásticos. O resultado será bem melhor!
Oi Bárbara!
Agradeço de coração por deixar teu comentário aqui! Ele é muito importante para os outros leitores que chegam até esse post.
Obrigada pelas dicas.
Um grande beijo!