Bolos, Doces

Bolo de banana com recheio de chocolate e castanhas

Vocês já devem ter percebido que banana é um ingrediente bastante presente na minha cozinha, ela aparece em várias receitas, mas fazemos muitos bolos com elas aqui em casa. Dentre tantas receitas, é difícil dizer qual é a preferida, mas agora temos a nossa escolha! Esse Bolo de banana com recheio de chocolate e castanhas foi eleito o melhor bolo empatando com a Torta de banana de búzios.

Tirando a eleição particular do melhor bolo de banana da nossa casa, preciso sugerir que você faça esse bolo na sua casa. Ele é simplesmente maravilhoso, um bolo úmido, muito fácil de fazer, em três etapas ele está pronto para ir ao forno. O sabor de banana é bem intenso e cada garfada que carrega um pouco de recheio, é um presente para o paladar. Experimente para entender!

 

Bolo de banana com recheio de chocolate e castanhas

 

Bolo de banana com recheio de chocolate e castanhas

Veja outras ideias de bolos deliciosos para você preparar em casa Bolo indiano recheado com brigadeiro de canela, Receita de bolo de bergamota com calda deliciosa, Bolo de chocolate rápido e Bolo mármore macio e fácil de fazer.

 

Bolo de banana com recheio de chocolate e castanhas

Bolo de banana com recheio de chocolate e castanhas
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça na sua casa também esse bolo de banana fácil e delicioso, ele é úmido, tem uma massa muito saborosa e o recheio de chocolate com banana é um presente a cada garfada.
Autor:
Categoria: Bolos
Cozinha: Fácil
Rende: 10 fatias
Ingredientes:
  • Recheio
  • ½ xícara de chocolate meio amargo picado
  • ½ xícara de castanhas ou nozes picadas
  • ¼ xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher chá de canela em pó

  • Massa
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó (opcional)
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • 1 pitada de sal
  • 3 ovos
  • ⅓ xícara de leite*
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • ¾ xícara de óleo de girassol ou de coco
  • 1 e ⅓ xícara de açúcar refinado ou mascavo
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 2 xícaras de bananas bem amassadas (aproximadamente 5 bananas)
Modo de fazer:
  1. Aqueça o forno a 180°C.
  2. Prepare uma forma de 25 a 28cm com furo no centro, unte com óleo ou manteiga.
  3. Coloque o leite em uma tigela, adicione o suco limão, misture e reserve.
  4. Recheio Pique as castanhas e o chocolate, coloque todos ingredientes em uma tigela, misture e reserve.
  5. Massa Em uma tigela média coloque a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o gengibre, a canela, o sal. Misture e reserve.
  6. Em uma tigela grande coloque os ovos, o açúcar e o óleo, bata usando um fouet (batedor de arame), apenas o suficiente para obter um creme uniforme.
  7. Então adicione o leite talhado, o extrato de baunilha e as bananas amassadas, misture bem para ficar homogêneo.
  8. Acrescente a mistura de farinha aos ingredientes líquidos e vá misturando com uma espátula, sem bater, apenas para envolver bem os ingredientes.
  9. Montagem Coloque ⅓ da massa na forma preparada, polvilhe com metade do recheio, adicione mais ⅓ da massa, polvilhe com o restante do recheio e então espalhe o restante da massa.
  10. Leve o bolo para assar a 180°C por 45 a 50 minutos. Faça o teste do palito a partir dos 40 minutos, ele deve sair úmido, mas limpo e sem massa.
Notas:
* Se desejar, pode substituir o leite pela mesma quantidade de iogurte natural. Nesse caso, você não precisa usar o suco de limão
 

 

Posso usar outro óleo? Pode sim, eu gosto de usar óleo de girassol, pois na minha opinião, ele é a opção que tem sabor mais suave.

Posso fazer esse bolo na versão integral? Eu não fiz esse teste, mas não tenho dúvidas de que o bolo ficará maravilhoso, mas é importante considerar que ele ficará mais denso.

Posso fazer esse bolo sem lactose? Sim, você pode substituir o leite por leite de coco. Nesse caso, não é necessário usar o suco de limão.

 

O recheio

Nós achamos o recheio perfeito, o chocolate derrete, as castanhas dão contraste de textura, mas você pode usar a criatividade e variar. Pode substituir as castanhas por nozes e até por coco fresco em flocos. Damasco picado também deve deixar esse bolo incrível.

 

Um bolo úmido e intenso

 

Bolo de banana com recheio de chocolate e castanhas

Ganache

Se quiser deixar o bolo ainda melhor, faça uma ganache bem fluída para acompanhar, combina muito! Derreta 100 g de chocolate meio amargo em banho-maria ou no microondas em potência baixa e mexendo com frequência e adicione 200g de creme de leite. Depois é só regar sobre o bolo.

 

Fez o nosso bolo de banana?

Se puder, deixe um comentário ali embaixo, me conte o que achou do resultado. Seu retorno é essencial par o meu trabalho.

 

Bolo de banana com recheio de chocolate e castanhas

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.