Geleia de pinhão com maçã – Faça em casa
Receitas com pinhão, elas são um pouco raras, mas deliciosas! É muito comum que essa semente da araucária seja consumida da forma mais tradicional, cozida com água e sal, ela remete ao inverno e festas juninas, mas pode ser a estrela de muitas receitas como essa geleia de pinhão e maçã, fácil de fazer, sofisticada e deliciosa.
Aqui no RS pinhão é bem popular, mas isso não faz com que ele seja barato, pois depende muito da produção de cada safra. Eu costumo trazer sempre da casa dos meus pais em Nova Bassano, então sempre busco uma forma de aproveitá-los nas minhas receitas: Pão de pinhão, Bolinho de pinhão com ricota, Bolo de carne assado com pinhão, Almôndegas de carne moída e pinhão e Farofa de pinhão e bacon.
Geleia de pinhão com maçã
- 750g de maçãs (4 maçãs grandes)
- 150g de pinhão cozido e sem casca (1 e ¼ xícara)
- 400g de açúcar (2 e ½ xícara)
- 1 colher (sopa) suco de limão
- 1l e 100 ml de água
- Lave e pique as maçãs, grosseiramente, mantenha casca, sementes, miolo, pois são ricos em pectina.
- Coloque-as em uma panela, adicione a água, leve ao fogo alto,assim que ferver, baixe o fogo e cozinhe com a panela semitampada por 30 minutos. As maças devem ficar completamente macias, desmanchando.
- Enquanto isso, coloque os pinhões no processador e bata para obter uma farofa.
- Deixe esfriar e passe a passe a maçã por um pano de algodão, espremendo para extrair todo o suco que será usado na receita.
- Coloque o suco de volta na panela, adicione os pinhões processados, o açúcar, o suco de limão e leve ao fogo.
- Assim que ferver, baixe o fogo para médio e cozinhe com a panela destampada por aproximadamente 60 minutos (aproximadamente).
- Sempre que se formar uma espuma na superfície, retire para deixar a geleia bem translúcida.
- O tempo pode variar, a geleia deve ficar viscosa e lembre-se que depois de esfriar ela ainda fica mais firme.
- Coloque a geleia totalmente quente em vidros esterilizados, tampe bem e vire com a ponta para baixo.
Porque se usa maçã para fazer geleia?
A maçã é uma fruta riquíssima em pectina, tanto na polpa como suas sementes, o miolo central e a casca, por isso, todas as partes da fruta devem ser mantidas. A pectina é um espessante natural, responsável pelo aspecto gelatinoso e espesso das geleias.
Quanto ao tipo de maçã, use a que você tem em casa, todas são saborosas!
O suco extraído da maçã fica assim, delicadamente rosado.
Como esterilizar vidros e tampas?
Para começar é importante usar vidros próprios para geleias e conservas, pois eles resistem ao calor. Jamais use aqueles vidros mais finos, eles podem causar acidentes. Eu costumo reaproveitar vidros que tenho em casa, quanto às tampas o ideal é usar novas, mas para geleias para consumo próprio e em pouca quantidade, eu acabo aproveitando tampas em bom estado.
Coloque vidros e tampas em uma panela grande, cubra tudo com água e leve ao fogo, deixe ferver por 1o minutos, usando uma pinça ou pegador, retire vidros e tampas com muito cuidado e deixe sobre um pano de prato limpo com a boca para baixo.
Jamais coloque os vidros quentes sobre locais que possam causar choque térmico, pois pode estourar e provocar acidentes.
Colocando a geleia quente no vidro
Para que a geleia dure mais, é importante que ela entre ainda totalmente quente nos vidros. Na hora de encher os vidros, coloque-os sobre uma tábua de corte para evitar o choque térmico. Encha os vidros, limpe qualquer sujeira nas bordas com um pano levemente úmido e feche bem. Então vire os vidros para baixo e aguarde até que estejam completamente frios. Esse processo vai lacrar os vidros conservando a geleia.
Fez a nossa geleia de pinhão com maçã?
Então doe um minutinho do seu tempo, deixe um comentário e me conte o que achou do resultado.
A receita da geleia vem do Jornal Pioneiro.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Bom dia, gostaria de uma dica quero usar pimenta rosa,as estou em dúvida na porção vc pode me ajudar
Olá
Teria que testar mesmo, pois nunca usei pimenta nessa receita, mas pode ficar interessante.
Abraço