Faça em casa, Pães e Pizzas, Salgadas

Pãezinhos de banana com ameixa seca

Pãezinhos de banana com ameixa seca, essa é a receita que compartilho com vocês hoje e sugiro que você experimente esse pão aromático e simplesmente delicioso.

Pequenos pães têm virado rotina aqui em casa, pois eles são pura praticidade. Como somos só duas pessoas e fazemos questão de consumir apenas pão caseiro, costumamos fazer uma receita de bom tamanho, consumimos algum no dia e congelamos o restante. Então, ao longo da semana, a cada café da manhã ou lanche, descongelamos somente o pão necessário para esse momento. Assim, o pão está sempre novinho e delicioso.

Pãezinhos de banana com ameixa seca

Pãezinhos de banana com ameixa seca

Pãezinhos de banana com ameixa seca

 

Pãezinhos de banana com ameixa seca
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Categoria: Pães
Rendimento: 20 pães
Ingredientes:
  • 10 ameixas secas sem caroço | 60 g
  • 1 banana grande sem casca | 140 g
  • 300 ml de água
  • 1 colher (sopa) açúcar mascavo
  • ½ colher (sopa) de fermento biológico seco | 6g
  • 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 5 xícaras de farinha de trigo aproximadamente | 700g
Modo de fazer:
  1. Em uma panelinha coloque a água e leve ao fogo, no momento em que levantar fervura, desligue o fogo, adicione ameixas e tampe. Deixe descansado até ficar praticamente fria.
  2. Pegue uma tigela grande e uma peneira, despeje o líquido e as ameixas sobre a peneira e aperte um pouco para extrair o líquido.
  3. Coloque as ameixas sobre uma tábua e pique para que elas fiquem quase um purê, mas ainda com pequenos pedaços que deixarão o pão delicioso.
  4. Amasse a banana com um garfo e coloque tudo na tigela.
  5. Adicione o fermento, o açúcar, a manteiga comece a envolver os ingredientes com a ponta dos dedos, gradualmente adicione duas xícaras de farinha e em seguida o sal.
  6. Continue acrescentando o restante da farinha aos poucos, até obter uma massa que quase não grude nas mãos.
  7. Transfira a massa para a bancada levemente enfarinhada e sove bem por 15 minutos, até que ela esteja lisa e elástica.
  8. Acomode a massa em uma tigela, cubra com um pano ou filme plástico e deixe crescendo em local fechado por 1h a 1h30, a massa deve dobrar de volume.
  9. Coloque a massa sobre a bancada enfarinhada e divida a massa em partes iguais, no meu caso, fiz 20 pães com 60 g de massa cada.
  10. Modele seus pães fazendo bolinhas ou no formato que desejar e acomode em uma forma grande.
  11. Cubra com um pano e deixe crescendo em local fechado por 30 minutos.
  12. Enquanto os pães crescem, aqueça o forno a 180°C.
  13. Então, leve-os para assar por 30 minutos aproximadamente, mas ao chegar aos 25 minutos, tire os pães do forno e pincele rapidamente com manteiga derretida.
  14. Coloque de volta para finalizar, depois de retirar do forno deixe-os esfriando sobre uma grade.
 

 

Nas fotos você pode ver as vantagens de picar as ameixas secas ao invés de passar no liquidificador, assim a massa fica com delicados pedacinhos de ameixa que são deliciosas surpresas. A combinação da banana e ameixa resulta em um sabor incrível e não se preocupe que esse pão não ficará doce, o sabor dele é muito neutro e delicado.

 

 

Como congelar os pãezinhos de banana com ameixa seca?

Uma das vantagens de fazer pãezinhos, é a facilidade para congelar e descongelar. Pão pode ser congelado e o resultado é ótimo! Leve-aos ao congelador em saco próprio. Na hora de consumir, você pode colocar no microondas, descongelar em temperatura ambiente ou ainda levá-los ao fogo baixo em uma frigideira com tampa. O pão fica novinho, macio e delicioso.

 

Quer outras ideias de pães pequenos? Então veja as receitas que selecionamos para você.

Pãozinho de abóbora com manteiga e mel

Pãozinho recheado rápido e delicioso

Pão de leite fofinho, caseiro e delicioso

Pão de mandioquinha macio e delicioso

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.