Acompanhamentos, Bolinhos, Salgadas, Vegetarianas

Bolinhos de abóbora com batata-doce grelhados

 Hoje quero compartilhar com vocês um acompanhamento apaixonante, esses Bolinhos de abóbora com batata-doce grelhados são simplesmente deliciosos, tem textura aveludada, sabor delicadamente adocicado e a cor é intensamente linda.

Eles são muito fáceis de fazer e são um acompanhamento ótimo para vários tipos de pratos como carnes e peixes. Uma dica: sirva com coalhada seca, a acidez dela contrasta com o adocicado dos bolinhos e a combinação é incrível.

 

Bolinhos de abóbora com batata-doce grelhados

5.0 from 1 reviews
Bolinhos de abóbora com batata-doce grelhados
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Abóbora e batata-doce, a perfeita combinação para preparar essa bolinhos leves e deliciosos.
Autor:
Categoria: Vegetarianos
Cozinha: Saudável
Rende: 4 porções
Palavras-Chave:
Abóbora, Batata-doce, Bolinho fit com batata-doce, Bolinho saudável, Como fazer bolinho saudável, Moranga, Receita saudável, saudavel, Vegetariano,
Ingredientes:
  • ¾ xícara de purê de abóbora – 200g
  • 1 xícara de purê batata-doce (bem cheia) - 300g
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 gema
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • Noz-moscada
  • Sal

  • Para a finalização:
  • Manteiga sem sal
  • Folhas de sálvia
Modo de fazer:
  1. Confira abaixo da receita como você pode preparar o purê.
  2. Em uma tigela coloque o purê de abóbora e o de batata-doce frios, adicione o queijo ralado, rale noz-moscada, o sal, a gema de ovo e a farinha de rosca.
  3. Então misture bem usado uma colher de pau para envolver completamente os ingredientes.
  4. Adicione uma colher de farinha por vez, a quantidade pode variar de acordo com a umidade dos ingredientes, mas coloque somente o suficiente para obter uma massa modelável, mesmo que ela ainda grude um pouquinho das mãos.
  5. Pegue uma colherada de massa, coloque na palma da mão e achate, modele as laterais para que fique uniforme. Repita o processo até modelar todos os bolinhos.
  6. Se a massa começar a grudar nas mãos, lave-as e seque. Então volte a modelar seus bolinhos.
  7. Aqueça um pouco uma frigideira grande e antiaderente, coloque manteiga e assim que derreter acomode a quantidade de bolinhos que couber nela, mas considere que você precisa deixar um espaço entre eles para poder virá-los delicadamente.
  8. Deixe dourar o a parte de baixo, ela vai ficar bem caramelizada.
  9. Então vire, coloque mais um pedaço de manteiga (aproximadamente 1 colher de chá), adicione algumas folhas de sálvia e deixe dourar.
  10. Coloque-os em um prato e descarte a sálvia.
  11. Repita o processo com o restante até que todos estejam prontos, sempre finalizando com a manteiga e a sálvia.
 

Qual abóbora devo usar?

Eu escolhi a moranga ou abóbora cabotiã, aquela que tem a casca verde escuro. Ela é a minha preferida pelo seu sabor e por ser mais sequinha, mas use a abóbora que você gosta ou tem em casa.

 

Como fazer o purê?

Para o preparo dessa receita queremos os ingredientes bem sequinhos então a melhor forma é assar os dois ingredientes com sal e cobertos por papel alumínio, mas você também pode fazer o cozimento no vapor, eu preparei dessa forma pois é bem rápido. Se preferir, cozinhe a água, mas não deixe de fazer essa receita.

 

Na hora de grelhar os bolinhos de abóbora com batata-doce

Inicialmente os bolinhos podem grudar levemente, mas é só cutucar por baixo com uma espátula que eles soltarão facilmente. Na hora de virar tenha cuidado para não machucar as laterais dos bolinhos, pois elas são delicadas e queremos um prato bonito.

A cada leva, você deve usar novas folhas de sálvia para que elas confiram frescor, pois se ficarem tempo demais na frigideira, acabarão queimando.

 

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.