Bolos, Doces, Integrais, Saudáveis

Bolo de maçã integral e fofinho – O famoso bolo de bruxa

Aqui em casa nós amamos bolos com frutas, assim como os que são feitos com farinha integral e com aveia. Gostamos de bolos mais densos, com textura, mas eles sempre tem que ser macios e úmidos. A receita de hoje atende todos os nossos desejos, esse bolo de maçã integral é fofinho, com textura das nozes, acidez das uvas-passas e doce na medida certa.

Esse é um bolo saudável, mas simplesmente delicioso e muito fácil de preparar, sem usar liquidificador, sem batedeira, basta ir misturando os ingredientes, colocar na forma e levar para assar. Em poucos minutos, o aroma de maçã com canela vai tomar conta da sua casa.

Ele é conhecido também como Bolo de bruxa, não sei por qual motivo, mas é famoso com esse nome. Quem me apresentou a receita foi a minha cunhada Luana, que conheceu no blog Sal de Flor e eu fiz adaptações reduzindo o açúcar e trocando a farinha de trigo comum pela integral.

Bolo de maçã integral e fofinho - O famoso bolo da bruxa

Bolo de maçã integral e fofinho

Bolo de maçã integral e fofinho - O famoso bolo da bruxa

 

Bolo de maçã integral e fofinho
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Categoria: Bolos
Rendimento: 10 fatias
Ingredientes:
  • 2 ovos
  • ½ xícara de óleo de girassol
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • ½ xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • 1 xícara nozes ou castanhas picadas
  • 1 xícara de uvas-passas
  • 4 maçãs médias raladas ou picadas (com casca)
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 colher (chá) de fermento em pó (químico)
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Modo de fazer:
  1. Aqueça o forno a 180°C.
  2. Unte uma forma redonda de aproximadamente 25 cm com furo no centro.
  3. Em uma tigela média coloque os ovos, o óleo, o açúcar mascavo, o açúcar, o sal, e a canela em pó. Use um fouet (batedor de arame), para misturar os ingredientes.
  4. Então. adicione as nozes, as uvas-passas e as maçãs raladas, então volte a misturar, mas agora usando uma espátula.
  5. Adicione a farinha integral, misture bem e depois disso, acrescente o fermento químico e o bicarbonato de sódio.
  6. Transfira a mistura para a forma preparada e leve para assar por aproximadamente 35 minutos.
  7. Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto.
  8. Deixe o bolo amornar para desenformar.
 

Adaptações que você pode fazer no bolo de maçã integral e fofinho

A farinha – Você pode fazer esse bolo só com farinha comum, basta substituir a integral pela mesma quantidade de farinha de trigo.

O açúcar – escolha o seu açúcar preferido, pode fazer só com mascavo, só com açúcar branco e também usar somente o demerara.

Especiarias – Além da canela, se quiser fazer um bolo rico em especiarias, você pode usar cardamomo, gengibre, cravo e outros.

Óleo – Aqui em casa usamos o óleo de girassol, use o tipo que você tem em casa. Se quiser deixar seu bolo ainda mais saudável, pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva.

Nozes – meu bolo foi feito com meia xícara de nozes e meia de castanhas picadas, pois eu não tinha quantidade suficiente em casa, o importante é preparar a receita, então use o que você mais gosta ou tem em casa, pode ser nozes, castanhas, avelãs e até pistaches.

Passas – Chegamos às polêmicas uvas-passas. Preparei o bolo usando metade de pretas e a outra metade de brancas e sinceramente, não consigo imaginar esse bolo sem elas, mas o assunto é delicado. Se você não gosta, use ameixas, tâmaras ou outras opções.

 

 

Bolo de maçã integral e fofinho - O famoso bolo da bruxa

 

Se tem uma coisa que eu amo é coalhada e preciso contar para você, que esse bolo acompanhado de um chá e uma coalhada caseira, se transforma em uma combinação incrível.

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.