Bolo de maçã integral e fofinho – O famoso bolo de bruxa
Aqui em casa nós amamos bolos com frutas, assim como os que são feitos com farinha integral e com aveia. Gostamos de bolos mais densos, com textura, mas eles sempre tem que ser macios e úmidos. A receita de hoje atende todos os nossos desejos, esse bolo de maçã integral é fofinho, com textura das nozes, acidez das uvas-passas e doce na medida certa.
Esse é um bolo saudável, mas simplesmente delicioso e muito fácil de preparar, sem usar liquidificador, sem batedeira, basta ir misturando os ingredientes, colocar na forma e levar para assar. Em poucos minutos, o aroma de maçã com canela vai tomar conta da sua casa.
Ele é conhecido também como Bolo de bruxa, não sei por qual motivo, mas é famoso com esse nome. Quem me apresentou a receita foi a minha cunhada Luana, que conheceu no blog Sal de Flor e eu fiz adaptações reduzindo o açúcar e trocando a farinha de trigo comum pela integral.
Bolo de maçã integral e fofinho
- 2 ovos
- ½ xícara de óleo de girassol
- 1 xícara de açúcar mascavo
- ½ xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (chá) de canela em pó
- 1 xícara nozes ou castanhas picadas
- 1 xícara de uvas-passas
- 4 maçãs médias raladas ou picadas (com casca)
- 2 xícaras de farinha de trigo integral
- 1 colher (chá) de fermento em pó (químico)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- Aqueça o forno a 180°C.
- Unte uma forma redonda de aproximadamente 25 cm com furo no centro.
- Em uma tigela média coloque os ovos, o óleo, o açúcar mascavo, o açúcar, o sal, e a canela em pó. Use um fouet (batedor de arame), para misturar os ingredientes.
- Então. adicione as nozes, as uvas-passas e as maçãs raladas, então volte a misturar, mas agora usando uma espátula.
- Adicione a farinha integral, misture bem e depois disso, acrescente o fermento químico e o bicarbonato de sódio.
- Transfira a mistura para a forma preparada e leve para assar por aproximadamente 35 minutos.
- Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto.
- Deixe o bolo amornar para desenformar.
Adaptações que você pode fazer no bolo de maçã integral e fofinho
A farinha – Você pode fazer esse bolo só com farinha comum, basta substituir a integral pela mesma quantidade de farinha de trigo.
O açúcar – escolha o seu açúcar preferido, pode fazer só com mascavo, só com açúcar branco e também usar somente o demerara.
Especiarias – Além da canela, se quiser fazer um bolo rico em especiarias, você pode usar cardamomo, gengibre, cravo e outros.
Óleo – Aqui em casa usamos o óleo de girassol, use o tipo que você tem em casa. Se quiser deixar seu bolo ainda mais saudável, pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva.
Nozes – meu bolo foi feito com meia xícara de nozes e meia de castanhas picadas, pois eu não tinha quantidade suficiente em casa, o importante é preparar a receita, então use o que você mais gosta ou tem em casa, pode ser nozes, castanhas, avelãs e até pistaches.
Passas – Chegamos às polêmicas uvas-passas. Preparei o bolo usando metade de pretas e a outra metade de brancas e sinceramente, não consigo imaginar esse bolo sem elas, mas o assunto é delicado. Se você não gosta, use ameixas, tâmaras ou outras opções.
Se tem uma coisa que eu amo é coalhada e preciso contar para você, que esse bolo acompanhado de um chá e uma coalhada caseira, se transforma em uma combinação incrível.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Gostaria de agradecer pelas receitas.
Fiz o bolo de maçã ficou divino,não era fã de bolo de maçã , mais com essa receita fiquei fã.
Oi Terezinha!
E eu quero agradecer pela confiança nas minhas receitas. Obrigada também por dedicar um tempinho para me deixar essa mensagem.
Espero que você possa aproveitar muitas receitas do blog.
Adorei a receita! Parabéns! É um delicia!! Eu diminuiria meio copo de açucar na minha próxima vez (pois a uva passa já é doce também) e passou um pouco do doce pra mim. E o tempo a 180 graus tive que deixar 50 minutos –
Oi Maisa!
Que bom que você fez essa receita aprovou. Pode reduzir um pouco o açúcar sim, e quanto ao forno isso varia muito mesmo de acordo com cada modelo.
Um beijo e obrigada pelo retorno.
O bolo integral de maçã, “bolo de bruxa” é delicioso!! Gostoso de fazer, deixa a cozinha perfumada! Realmente com uma xícara de chá e um pouco de coalhada seca é fantástico. Adoramos aqui em casa.
Oi Elizi!
Isso mesmo, esse bolo é uma delícia, fácil de fazer e combina muito com um chazinho e coalhada.
Um beijo e obrigada por me contar.
Olá, boa tarde
Tenho uma dúvida quanto a farinha de trigo integral, posso mudar para farinha de arroz ou outra farinha sem ser de trigo?
tenho que fazer uma dieta sem trigo e estou a procura de receitas.
Beijos e obrigada.
Olá Jackeline”
Infelizmente não sei qual será o resultado sem testar, pois essas farinhas se comportam de forma bem diferente comparando com a farinha de trigo, mas eu acredito que valha a pena testar, pois essa receita é bem versátil.
Além disso, no blog tem várias outras receitas feitas apenas com aveia, farinha de aveia. Também tem um bolo de cenoura feito com farinha de arroz, esse eu garanto que vai ficar delicioso.
Beijo!
Olá! Adorei a receita e tentarei fazê-la ainda essa semana 🙂
Tenho uma dúvida recorrente quanto a utilização do bicarbonato de sódio em bolos, principalmente quando a receita já pede fermento químico.
Qual seria a necessidade dele? Neutralizar algum ácido da receita? Pergunto também pois algumas vezes que o utilizei senti que ele modificou o sabor do bolo e deixou um rastro de sabor metálico. Teria alguma perda muito grande não utilizá-lo?
Obrigada!
Oi Bárbara!
O bicarbonato entra para complementar o fermento, ele é muito usado em bolos com frutas, pois ele confere cor, ajuda a assar bem bolos mais densos.
O sabor metalizado acontece quando a receita não tem um ingrediente com acidez para neutralizar, nesse caso temos a maçã.
Se você preferir, pode fazer sem e colocar um pouquinho mais de fermento químico.
Beijo
Que bolo maravilhoso!!! Só usei açúcar mascavo e demerara, acrescentei noz moscada além da canela e castanhas de caju com amêndoas fatiados. Achei que o meu não iria ficar tão bom quanto o da foto… porém, ainda no forno o aroma invadiu o apartamento. Minha gratidão por compartilhar…mal tirei do forno e meu marido já vai na segunda fatia.
Oi Elba!
Que coisa boa receber essa mensagem. Me sinto responsável em cada receita que publico, respeito o tempo das pessoas, o custo do ingredientes, para mim é essencial que as receitas funcionem na casa de vocês.
Esse bolo é assim mesmo, versátil, por isso, pode tranquilamente ser adaptado.
Obrigada de coração e um bom domingo.
Maravilhoso!!!! Amei a receita!
Oi Karine!
Que bom que a receita foi aprovada!!
Beijos!
Muito obrigada por essa maravilhosidade!!! eu e meu marido amamos..indo agora fazer pela segunda de muitas vezes hehehhe
bjin daqui do Sul de Minas
Oi Letícia
Fico imensamente feliz com teu retorno.
Me sinto responsável por tudo que publico no meu blog, quero que vocês façam, aprovem e que os ingredientes usados sejam bem aproveitados.
Agradeço muito pelo teu retorno.
Beijo aqui de Porto Alegre!
Bolo de frutas denso mas húmido. É minha perdição, não sei o que se passa comigo, posso comer um inteiro num dia. E esta receita tua vai completar minha lista de bolos com fruta, junto com o bolo de cenoura americano que também é.
Olá Serafina!!
Esse bolo é uma delícia, sou como você, adoro bolos de frutas, mas tem que ser úmido!
Fico feliz que essa receita está indo para a sua lista.
Beijo!