Salgadas, Massas, Vegetarianas

Nhoque de cenoura com batata-doce

Aprenda a fazer em casa essa receita colorida e nutritiva de nhoque de cenoura com batata-doce que é muito fácil de fazer e simplesmente deliciosa.

Quando o assunto é nhoque, aqui você sempre encontra muitas opções, pois nós amamos esse prato. Então, veja as nossas sugestões de receitas Nhoque de beterraba com batata-doce, Nhoque de mandioquinha grelhadoNhoque de batatas polonês, Nhoque de ricota com molho de manteigaNhoque de aipim sem glúten.

Receita de Nhoque de cenoura com batata-doce

 

Nhoque de cenoura com batata-doce

Receita de Nhoque de cenoura com batata-doce

 

Nhoque de cenoura com batata-doce
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um nhoque fácil de fazer e delicioso, leva poucos ingredientes e é muito saudável.
Autor:
Categoria: Massas
Rende: 4 porções
Palavras-Chave:
Cenoura, Como fazer nhoque, Nhoque de batata doce com cenoura, Nhoque de cenoura, Receita de nhoque de cenoura,
Ingredientes:
  • 400g de cenoura sem casca
  • 250g de batata-doce sem casca
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 2 gemas
  • ¼ xícara de farinha de rosca
  • ½ xícara de farinha de trigo (aprox)
  • Noz-moscada
  • Azeite
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Descasque as cenouras, corte em pedaços. Escolha uma forma, coloque um pedaço de papel manteiga ou alumínio, a ideia é fazer um pacote para proteger a cenoura.
  2. Coloque a cenoura sobre ele, regue com azeite e polvilhe sal. Feche o pacote, mas não completamente e leve para assar por aproximadamente 1h a 220°C até que a ela fique macia.
  3. Cozinhe a batata-doce, elas podem ser assadas ou cozidas no vapor, até ficarem macias.
  4. Assim que as cenouras estiverem macias e frias, coloque-as no processador e bata para obter uma mistura uniforme, então acrescente e a batata-doce e processe rapidamente até ficar lisa.
  5. Se você não tem processador, use o amassador de batatas, começando pela cenoura, amasse bem para não deixar pedaços inteiros e então acrescente e amasse as batatas.
  6. Em uma tigela coloque a mistura processada e fria, adicione sal, noz-moscada, queijo ralado, as gemas, a farinha de rosca e misture bem usando uma espátula.
  7. Comece a colocar a farinha aos poucos, a fim de obter uma massa modelável, evite excesso de farinha.
  8. Para saber se a massa está no ponto, pegue um pequeno pedaço, sobre a bancada enfarinhada, faça um rolinho de 1cm, se você conseguir cortar e modelar sem grudar muito, ela está no ponto.
  9. Modele os nhoques fazendo rolinhos e cortando, acomode-os em uma forma enfarinhada.
  10. Veja abaixo como cozinhar e congelar.
 

Nhoque cenoura batata doce Baixa 2

 

Nhoque cenoura batata doce Baixa 1

Dicas de cozimento e congelamento do nhoque de cenoura.

Cozimento em água

Coloque bastante água em uma panela, adicione sal e aguarde ferver. Coloque os nhoques, não todos de uma só vez, faça aos poucos. Assim que os nhoques boiarem, retire-os com uma escumadeira e reserve em uma panela fechada para que eles fiquem quentinhos. Repita o processo até que todos estejam cozidos. Então é só servir com o molho que você desejar. Eu servi com um molho rústico de tomates delicioso e queijo parmesão.

 

Cozimento na frigideira

Aqueça uma frigideira larga, e se possível, de fundo grosso, adicione manteiga e um fio de azeite de oliva e algumas folhas de sálvia. Então, coloque os nhoques, evitando sobreposição, deixe dourar de um lado e vire, a fim de deixar os o nhoque grelhado por fora e ainda macio por dentro. Finalize com sal, noz-moscada e pimenta! Se necessário, retire da frigideira e repita o processo com o restante.

 

Receita de Nhoque de cenoura com batata-doce

Como congelar o nhoque de cenoura?

Modele e coloque os nhoque em uma forma enfarinhada, leve para o congelador e assim que eles estiverem completamente firmes, coloque em um saco plástico e leve de volta ao congelador.

 

Como preparar os nhoques congelados?

Retire os nhoques do congelador apenas na hora de preparar e inicie o cozimento imediatamente, seja na água ou grelhado na frigideira, eles não devem ser descongelados, a fim de mantê-los íntegros.

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

Nhoque cenoura batata doce 2 1

 

Nhoque cenoura batata doce 1 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: