Descasque as cenouras, corte em pedaços. Escolha uma forma, coloque um pedaço de papel manteiga ou alumínio, a ideia é fazer um pacote para proteger a cenoura.
Coloque a cenoura sobre ele, regue com azeite e polvilhe sal. Feche o pacote, mas não completamente e leve para assar por aproximadamente 1h a 220°C até que a ela fique macia.
Cozinhe a batata-doce, elas podem ser assadas ou cozidas no vapor, até ficarem macias.
Assim que as cenouras estiverem macias e frias, coloque-as no processador e bata para obter uma mistura uniforme, então acrescente e a batata-doce e processe rapidamente até ficar lisa.
Se você não tem processador, use o amassador de batatas, começando pela cenoura, amasse bem para não deixar pedaços inteiros e então acrescente e amasse as batatas.
Em uma tigela coloque a mistura processada e fria, adicione sal, noz-moscada, queijo ralado, as gemas, a farinha de rosca e misture bem usando uma espátula.
Comece a colocar a farinha aos poucos, a fim de obter uma massa modelável, evite excesso de farinha.
Para saber se a massa está no ponto, pegue um pequeno pedaço, sobre a bancada enfarinhada, faça um rolinho de 1cm, se você conseguir cortar e modelar sem grudar muito, ela está no ponto.
Modele os nhoques fazendo rolinhos e cortando, acomode-os em uma forma enfarinhada.