Pão caseiro com figos turcos – Receita deliciosa
Essa é uma receita de pão caseiro que poderia ser um simples pão, mas com os figos turcos finamente picados, ele se transforma em um pão sofisticado, de sabores complexos e com textura especial a cada mordida.
Delicadamente adocicado, ele é perfeito para acompanhar frios, também vai muito bem com pastinhas e patês, assim como para servir em um café da manhã todos especial com boas geleias.
Veja essa pequena lista de ideias para servir com esse pão delicioso: Geleia de nêspera com gengibre, Geleia de amora caseira, Geleia de laranja, Coalhada seca caseira.
São várias ideias inspiradoras, mas o destaque vai para essa Pasta de gorgonzola, damasco e nozes que combina incrivelmente com esse pão.
Receita do pão caseiro com figos turcos
- ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
- 2 colheres (sopa) açúcar mascavo ou refinado
- 300 ml de água morna
- 2 colheres (sopa) de banha, óleo ou manteiga derretida
- ¾ colher (sopa) de sal
- 100 g de figos turcos picados (5un aproximadamente)
- 4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
- Em uma bacia grande coloque o fermento,o açúcar e a água e misture bem.
- Em seguida, adicione a gordura, adicione aos poucos metade farinha e vá misturando com a mão, assim que você obtiver uma mistura homogênea, adicione o sal e misture.
- Continue acrescentando a farinha até formar uma bola uniforme e que grude pouco nas mãos.
- Então, coloque a massa sobre a bancada e comece a sovar polvilhando farinha quando necessário, a sova deve levar aproximadamente 15 minutos para obter uma massa lisa e elástica.
- Ao final da sova, estique um pouco a massa sobre a bancada, espalhe os figos secos sobre ela e volte a manipular a massa para que os figos fiquem bem distribuídos na massa.
- Coloque a massa de volta na bacia, cubra com um pano e leve para crescer em local fechado por 1h a 1h30, a massa deve dobrar de volume.
- Assim que a massa estiver crescida, coloque a sobre a bancada polvilhada com farinha e amasse rapidamente, para expulsar apenas o excesso de ar.
- Modele seu pão e leve-o para crescer novamente, coberto por um pano e em local fechado por 30 minutos.
- Leve o pão para assar em forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos.
- Retire e deixe esfriando sobre uma grade.
Fez o nosso pão?
Nos conte o que achou do resultado, adoramos receber a sua opinião.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Já tentei, por algumas vezes, com mais de um fermento natual(de uma padaria de Botafogo e feito com as dicas do “Pão Nosso” do Américo”), mas desisti. Tenho panela de ferro e paciência, mas simplesmente não consegui amenizar/controlar a acidez do pão. Mas nunca tentei com o fermento seco em fermentação longa…
Pão é teste né, é muita massa na mão para chegar ao resultado ideal.
Também quero testar longa fermentação com fermento seco, está na minha longa lista de testes.
Abraço!
Opa! Pães pães ótimo, Tenho duas massas a 3 dias na geladeira, eu não tenho figos mas tenho Tamara, vai ela mesma e castanha trituradas e linhaça.
Pronto já saiu um pão.
O Outro e de tomate seco com azeitona verde e gergelim.
Eu prefiro deixar a massa descansando por dias 3 no mínimo, só farinha agua e menos de uma grama de fermento seco. Além de alimentar a minha paciência também a do fermento que acaba tendo uma fermentação bem mais lenta e dando leveza elasticidade e ar para massa.
Nunca fiz fermentação natural, a minha paciência não é tão grande assim. Mas um dia quem sabe.
O Seu pão ficou com um visual ótimo, fico imaginando daqui o gosto deve ter ficado bom.
Acho de tudo que a gente prepara numa cozinha, creio eu, que não tem nada igual, comparado a fazer pão. É um ato sublimem e o resultado final então nem se fala.
…. Você anda fazendo uma produção em massa, não está dando pra acompanhar.
Syd!
Nossa, substituir figos por tâmaras vai deixar seu pão incrível, adorei a combinação!!
Já estou pensando aqui na combinação de tomates secos e azeitonas, nesse fim de semana eu até queria testar essa combinação, mas não tinha tomates em casa.
Uma hora dessas vou me arriscar na fermentação lenta, mas tem que reduzir a quantidade de fermento. Não faço assim pq não tenho paciência, mas também preciso exercitá-la, hahah.
E por causa da falta de paciência que não faço fermentação natural, heheh, mas fazer pães em casa, com qualquer método, é um grande presente. Nada como pão caseiro.
Um grande abraço!!!
TENTA FAZER SIM.
Esse tipo de fermentação para pães eu aprendi com um Espanhol, depois disso nunca mais fiz de outro jeito. Basta farinha, agua e uma pitada de fermento, que no vídeo ele mesmo mostra com as ponta dos dedos o fermento seco e mais nada, e menos de uma grama de fermento e sem o sal na massa para ela crescer mesmo na geladeira, e depois quando você tira do Tupperware, nossa o cheiro e D+, eu passo um tempo cheirando e observando a massa e o resultado. As bolhas a elasticidade e como um brinde pela paciência.
Experimente você não vai se arrepender.
Syd.
Eu demoro um pouco, mas sempre respondo, hehe.
Que lindo, adorei as dicas. O resultado deve mesmo ser um belíssimo presente.