Doces, Docinhos

Brigadeiro de ricota e chocolate – Docinho para festa

Docinhos de festa, todo mundo ama essas pequenas gostosuras! Eles fazem sucesso em festas de adultos e de crianças, mas eu raramente faço docinhos em casa para evitar o consumo de açúcar ou leite condensado, mas hoje estou trazendo uma receita de brigadeiro de ricota e chocolate, um doce cheio de memórias.

Me lembro exatamente da primeira vez que fizemos esses docinhos na minha casa, foi em uma festinha de aniversário do Marcos, meu irmão caçula. Ele devia estar completando 6 ou 7 anos, organizamos uma pequena festa no porão da nossa casa, preparamos todos os comes e entre eles, estava esse docinho. A receita veio de um polígrafo que a minha mãe recebeu em um curso de culinária, mas nunca tínhamos testado.

Depois disso, esse doce foi feito muitas vezes lá em casa, mas com o passar do tempo, acabou caindo no esquecimento, mas era só fechar os olhos para lembrar daquela combinação de sabores, o intenso sabor do chocolate e o delicado toque azedinho da ricota.

Então, eu decidi resgatar as memórias e as trouxe para a realidade, preparei esse docinho de ricota fácil e saudável. Faça na sua casa também, pois é difícil explicar o quanto ele delicioso.

Receita de brigadeiro de ricota e chocolate. Docinho de festa saudável e fácil

 

Brigadeiro de ricota e chocolate

Quer outras ideias de doces de festa deliciosos? Então, confira essa pequena seleção: Trufas caseiras de chocolate branco e frutas secas, Beijinho de arroz sem lactoseTrufas de chocolate caseiras.

Receita de brigadeiro de ricota e chocolate. Docinho de festa saudável e fácil

 

Brigadeiro de ricota e chocolate
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Eu uso chocolate 50% cacau
Autor:
Categoria: Doces
Rende: 20 docinhos
Ingredientes:
  • 260 g de ricota tradicional
  • 40 g de manteiga sem sal
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • Confeitos de chocolate para finalizar
Modo de fazer:
  1. Bata a ricota no processador até obter uma espécie de farofa bem fina.
  2. Se você não tem processador, amasse muito bem com um garfo.
  3. Então, coloque a ricota na panela, adicione a manteiga, o açúcar, o chocolate e o cacau em pó.
  4. Leve a panela ao fogo mexendo sempre e mantendo em fogo baixo, a fim de obter uma massa que comece a desgrudar da panela e formar uma bola.
  5. Desligue, coloque a mistura em uma travessa e deixe esfriar um pouco.
  6. Modele os docinhos, role cada um nos confeitos de chocolate.
 

 

Escolha ingredientes de qualidade! Afinal de contas, esse é um ponto essencial para se obter bons doces, use chocolate em pó de qualidade, e não substitua por achocolatados que são cheios de açúcar e nada de sabor.

No caso da ricota, prefira a tradicional, pois a light é bastante seca e uma gordurinha é importante para obter doces com cremosidade.

Receita de brigadeiro de ricota e chocolate. Docinho de festa saudável e fácil

Você já ouviu falar em puína?

Resgatando mais uma lembrança, na minha casa, fazíamos esse docinho com puína caseira, que é como os descendentes de italianos chamam a ricota. A minhã mãe fazia o queijo em casa, então com o soro restante e um ácido (vinagre ou limão), ela preparava a puína.

Sim, ao contrário do que muitos imaginam, a ricota autêntica não é elaborada a partir do leite talhado, mas sim com o soro de leite.

Brigadeiro de ricota e chocolate

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.