Brioche caseiro, fofíssimo e delicioso
Brioche caseiro, um pão delicadamente adocicado, feito com manteiga e ovos, macio, de cor intensa e com toda a riqueza de sabor do amanteigado. Esse é um pão muito versátil que vai bem naquele café da manhã ou chá da tarde, mas também pode ganhar destaque em um bom hambúrguer, o toque adocicado e a maciez conferem um resultado especial.
Aqui na cozinha do Mel e Pimenta nós já testamos outras receitas de brioches, essa fez o maior sucesso por aqui Receita de Brioche da Chef Paola Carosella.
Brioche caseiro, fofíssimo e delicioso
Essa receita deliciosa vem do blog Amo pão caseiro, que nos ensina tudo sobre pães.
- 300 g de farinha de trigo branca
- 6 g de fermento biológico seco
- 210 g de ovos (4 unidades)
- 100 g de manteiga sem sal amolecida
- 36 g de açúcar
- 7 g de sal
- 1 ovo batido com água para pincelar
- Misture a farinha, o sal e o açúcar e o fermento biológico seco em uma tigela grande (pode ser direto no bowl da batedeira).
- Acrescente os quatro ovos e comece a bater com o batedor em formato de gancho em baixa velocidade por 5 minutos. Então mude a velocidade para alta e bata por mais 10 minutos.
- Acrescente a manteiga e continue a bater em velocidade média por mais 10 minutos, a massa estará no ponto correto quando estiver soltando das laterais, ela estará pegajosa, mas não acrescente mais farinha.
- Cubra a tigela, leve para crescer em local fechado por aproximadamente 1 hora, até ela dobrar de volume.
- Depois que a massa estiver crescida, coloque na geladeira por no mínimo 1 hora. Você pode fazer na véspera e deixar durante a noite na geladeira. O tempo de refrigeração ajudará a endurecer a manteiga e facilitará a modelagem.
- Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, divida em 6 partes iguais e modele bolinhas.
- Acomode as bolinhas dentro de uma forma de aproximadamente 22x10x5 cm, untada e levemente enfarinhada.
- Cubra e deixe crescer em local fechado por aproximadamente 2h (em temperatura ambiente).
- Trinta minutos antes de começar a assar, preaqueça o forno a 200°C, coloque uma outra assadeira para preaquecer na parte inferior do forno, pode ser na base, caso você só tenha uma bandeja.
- Assim que o brioche estiver crescido, bata o ovo com um pouco de água e pincele o pão.
- Coloque meio copo de água em temperatura ambiente dentro da forma que ficou dentro do forno durante o preaquecimento.
- Coloque o brioche dentro do forno e asse por 15 minutos, então abra o forno, retire a assadeira com água e continue assando o brioche por mais 15 a 20 minutos, até que a superfície esteja dourada.
- Retire do forno e deixe esfriando sobre uma grade.
Posso preparar essa receita sem batedeira plantetária?
Fazer essa massa em batedeiras comuns pode ser arriscado, não aconselhamos pois a massa é pesada. Você pode preparar essa receita manualmente, mas vai ser um exercício, pois a massa precisa ser bem trabalhada.
Posso converter essa receita em xícaras e colheres?
Pode, mas receitas como essa necessitam precisão, então invista em uma balança digital, elas têm um preço ótimo e você vai obter mais qualidade nos seus preparos.
Como faço pães de hambúrguer de massa de brioche?
Divida a massa em bolinhas de aproximadamente 80 g e siga os passos indicados na receita para deixar crescer e assar.
Gostou dessa receita? Então salve a imagem abaixo nas suas pastas do Pinterest para guardar e fazer na sua casa.
[email protected]
Só hoje resolvi fazer essa delícia, no início fiquei assustada, parecia que nada ia dar certo. O tempo frio não ajuda, mas ficou maravilhosa, aproveitei que tava inspirada e fiz o de milho, todos lindos e deliciosos. Obrigada linda, Deus continue te abençoando bjs
Oi
Te entendo perfeitamente, parece que não vai dar certo, mas depois fica perfeito.
Que bom que você gostou das duas receitas.
Obrigada pelo carinho e espero que você possa fazer muitas receitas na sua casa.
Beijo
Olá Elaine.
Encarei está receita do brioche como um desafio, somente ao iniciá-la percebi que minha batedeira não possui os batedores em forma de gancho. Não costumo fazer massas e foi também o meu primeiro pão… Após sovar a massa, muito, ela não cresceu e depois de colocá-la na forma também não. Enfim, foi para o forno com a perspectiva de dar errado. Porém ficou ótimo, cresceu ao assar, formou a crosta e ficou delicioso.
Obrigado!
Oi Maurício!
Pois é, o problema de sovar essa massa sem uma batedeira adequada é o peso da massa, ela é densa, amanteigada e grudenta, mas é sim possível.
Ela realmente cresce lentamente, pois é um pão rico em açúcares e manteiga, mas fico feliz que tenha dado certo e que vocês tenham aprovados.
Um grande abraço!!
Fiz tudo como na receita a minha massa não dobrou nem passado 3h ♀️
Oi
Desculpe a demora. Pães são complexos, é difícil entender o que acontece quando algo dá errado, pode ser a qualidade ou validade do fermento, pode ser a temperatura do ingredientes, do ambiente e assim por diante, mas a receita está certinha. Infelizmente, em panificação essas coisas acontecem.
Abraço
Eu fiz esta receita , segui a risca a receita , comi estava ótimo , todos que comeram gostaram , recebi elogios . Adotei está receita para repetir sempre .
Oi Marco!
Que bom que a receita foi aprovada por aí!!
Obrigada por dedicar um tempo para me dar esse retorno.
Abraço e espero que você aproveite outras receitas do blog.