Geleia de laranjinha kinkan – Faça em casa
A receita de hoje é de uma deliciosa geleia de laranjinha kinkan para você preparar em casa. Essa laranjinha é muito usada para licores, doces e se transforma em uma deliciosa geleia.
Essa fruta é originaria do Japão e largamente consumida em todo o Oriente. No interior do RS muitas famílias produzem essa fruta para consumo da família, na casa dos meus pais sempre tivemos uma árvore dela no jardim, ela é pequena, mas produz uma grande quantidade de frutas. Durante o inverno fica linda, tomada por centenas de frutinhas de amarelas.
Para aproveitar essa fartura de laranja kinkan eu preparei essa geleia caseira que combina divinamente com a nossa coalhada seca caseira.
Você também quer preparar uma sobremesa de laranjinha kinkan? Confira a receita!
Geleia de laranjinha kinkan
- 1,5 k de laranjinhas kinkan
- 900g de açúcar
- 2 xícaras de água
- Água retirar o amargor
- Higienize todas as laranjinhas e escorra.
- Corte cada laranjinha ao meio e cada metade em quatro partes e retire todas as sementes.
- Coloque as laranjinhas em uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo, assim que começar a ferver conte um minuto e em seguida descarte o líquido escorrendo bem as laranjinhas.
- Cubra com água novamente e repita o processo, isso vai reduzir o amargor da sua geleia.
- Coloque as laranjinhas na panela, adicione o açúcar e as duas xícaras de água.
- Leve a panela ao fogo e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Sempre que se formar espuma na superfície retire usando um colher.
- Quando a casca da laranjinha estiver bem macia desligue o fogo.
- Bata a geleia usando mixer ou o liquidificador deixando partes inteiras para encontrar pedaços da fruta.
- Depois de bater leve a panela ao fogo e cozinhe por mais um tempo até obter a textura de geleia.
- Para testar se está no ponto coloque um pouco de geleia nas costas da colher e passe o dedo abrindo um caminho, se esse caminho se mantiver aberto ela está no ponto, se ele for preenchido novamente significa que precisa de mais tempo no fogo.
- Coloque a geleia bem quente nos vidros esterilizados, tampe e deixe-os virados para baixo até que estejam completamente frios.
Como esterilizar os vidros: Em uma panela coloque os vidros e as tampas, cubra com água e leve ao fogo. Deixe ferver por 5 minutos. Retire os vidros e as tampas com um pegador, escorra a água e deixe secar naturalmente.
Bom dia Tá Eliane !
Tenho um Pé de Laranjinha Kinkan em Guapimirm Rio de Janeiro, como ela dá muitas laranjinhas então eu distribuia para amigos mas não sabia o que fazer com elas .
Minha irmã me deu um pote de geléia da loja Lê Petit ! Nossa muito deliciosa !
Procurei uma receita e encontrei a sua ,vou tentar fazer apesar de não ter muita intimidade com doce.
Um amigo fazia até batida com cachaça e adora
Bom dia Arlinda!!
Que legal, ter acesso a laranjinhas kinkan é um presente e temos mesmo que aproveitá-las.
Espero que goste da geleia e dê uma olhada que eu também tenho a sobremesa de laranjinhas que é uma delícia.
Um beijo e espero que você volte para me contar como ficaram.
Fiz de forma diferente e ficou ótimo! Lavei bem as laranjinhas, cortei em tiras, retirando a semente. Coloquei numa panela de fundo duplo as cascas e o suco que saiu no processo de picar as cascas (só desprezei a semente e a fibra central). Acrescentei açúcar, um pouco de água, tampei a panela e deixei ferver. Após tudo cozido e a água reduzida, abri a panela e mexi, eventualmente, até dar o ponto. Gostei dela ácida. Em outra panela piquei uma pequena maçã descascada e cozinhei com um pouco da geleia, ficando uma versão da mesma, porém, suavizada. A minha dúvida é: coloco uma pitada de bicarbonato ou não. Nas receitas da minha avó, sempre ia uma pitada de bicarbonato ao desligar a panela, ao final do processo. Expandia e melhorava a consistência. Vcs usam esse artifício? Já experimentaram? Tenho receita do arco da velha, receitas de doces sem leite condensado, com a base de nozes ou castanhas do pará ou ovos ou coco… Nada de leite condensado…
Oi Márcia!!
Que bom que você fez e adorei as suas adaptações. Deve ter ficado um delícia.
Sobre o bicarbonato, nunca usei nessa receita, mas faz sentido sim, pois ele ajudaria a neutralizar a acidez. É uma boa dica.
Que legal, eu adora aquelas receitas antigas, da época que nem existia leite condensado.
Um beijo