Bovina, Carnes, Lanches e Petiscos, Salgadas

Almôndegas de carne moída e pinhão

Almôndegas são sempre uma deliciosa opção para petiscar, servir com massas, molhos e até para acompanhar o bom e velho arroz com feijão.

Elas são versáteis e sempre muito gostosas, mas a receita de hoje é ainda mais especial, ela é feita com pinhão que confere muito sabor e textura.

Além disso, o pinhão entra para enriquecer nutricionalmente a sua almôndega, pois ele é uma rica fonte de proteínas, fibras, minerais e vitaminas, e para completar ele ainda tem baixo índice glicêmico.

Você gosta de pinhão? Então confira a receita dessa deliciosa Farofa de pinhão com bacon.

E agora voltando a falar do resultado dessa almôndega, elas ficam simplesmente incríveis, muito saborosas, leves e com um sabor totalmente especial. Chega a ser difícil explicar o quanto valeu a pena ter feito essa receita.

 

Almôndegas de carne moída e pinhão

Almôndegas de carne moída e pinhão

Almôndegas de carne moída e pinhão

 
Almôndegas de carne moída e pinhão
 
Almôndegas de carne moída e pinhão Author: Eline Prando
Autor:
Ingredientes:
  • 500 g carne moída
  • 250g de pinhão sem casca - 2 xícaras
  • 1 cebola grande
  • 1 punhado generoso de salsinha
  • 2 fatias de miolo de pão
  • Cominho em pó
  • Pimenta preta
  • Sal
  • Farinha de rosca para finalizar
Modo de fazer:
  1. No processador coloque o pinhão, a cebola, a salsa, o ovo e o miolo do pão e bata até obter uma mistura pastosa, sequinha e homogênea.
  2. Escolha uma tigela de tamanho médio, coloque a carne, adicione a pasta de pinhão, coloque cominho, pimenta preta e sal.
  3. Usando as mãos, comece a misturar os ingredientes, para que eles fiquem perfeitamente misturados.
  4. Se necessário, coloque algumas colheres de farinha de rosca para secar um pouco mais a massa e para poder moldar as almôndegas, no meu caso não foi necessário.
  5. Em seguida, comece a modelar as almôndegas com a mão.
  6. Faça do tamanho que você preferir, eu fiz 35 unidades de 35g cada.
  7. Para o preparo das almôndegas você pode escolher o seu jeito preferido. Elas podem ser assadas, fritas, feitas na fritadeira sem óleo.
  8. Depois disso, você pode servir com mostarda para petiscar, como acompanhamento e também da forma clássica, mergulhadas em um bom molho de tomate. Inspire-se!
  9. Eu fiz da seguinte forma: Coloquei as almôndegas na AirFryer sem nada de óleo e deixei em potência média por aproximadamente 25 minutos. Depois servi como acompanhamento, mas fiz um molho misturando coalhada e mostarda em pó.
  10. Você também pode congelar as suas almôndegas, basta colocá-las em uma forma, uma do lado da outra, mas sem que elas se encostem.
  11. Leve ao congelador e depois de algumas horas é só embalá-las e guardar novamente. Na hora de prepara elas não podem ser descongeladas.

 

 

 

Almôndegas de carne moída e pinhãoAlmôndegas de carne moída e pinhão