Biscoitos, Doces, Integrais, Saudáveis

Biscoito integral de laranja e especiarias

Aqui no Mel e Pimenta a ideia é incentivar os leitores a prepararem mais alimentos em casa, queremos que você substitua aqueles biscoitos industrializados, repletos de ingredientes com nomes impronunciáveis, por biscoitos com sabor de comida de verdade, como esse biscoito integral de laranja e especiarias.

Ser radical na alimentação não faz parte do meu perfil de trabalho e muito menos de vida, gosto de trazer ideias para que possamos ter uma alimentação mais saudável, sem neura, com leveza e principalmente com muito sabor.

Fazer biscoitos caseiros é tão fácil que não há motivos que justifiquem a compra desses produtos industrializados e depois que você começa a fazê-los em casa, ocorre uma mudança e o nosso paladar passa a “não aceitar” a artificialidade de sabor dos biscoitos ultraprocessados.

Comece pelas coisas simples e substituíveis, faça mais alimentos em casa. Então, que tal começar com esse biscoito integral de laranja e especiarias?

 

Veja também outras ideias de biscoitos caseiros: Biscoito amanteigado de damasco e manjericãoCookies de chocolate crocantes | Sem glúten e lactoseBiscoitos de alecrim com geleiaBiscoitos crocantes de avelã

 

Biscoito integral de laranja e especiarias

Biscoito integral de laranja e especiarias
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça esse biscoito saboroso e aromático.
Autor:
Categoria: Biscoitos
Cozinha: Brasileira
Palavras-Chave:
biscoito de laranja, Biscoito integral, Biscoito saudável, como fazer biscoito,
Ingredientes:
  • 100g de farinha de trigo
  • 150g de farinha de trigo integral
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • ¼ colher (chá) de cravo em pó
  • 1 pitada de sal
  • 75g de açúcar mascavo peneirado
  • raspas da casca de 1 laranja grande
  • 150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  • 2 gemas grandes
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela coloque a farinha de trigo, a farinha integral, a canela, o cravo, o sal. Misture e reserve.
  2. Na batedeira, coloque o açúcar mascavo e as raspas de laranja, com a ponta dos dedos esfregue os ingredientes para que o açúcar fique aromatizado. Adicione a manteiga e comece a bater até que fique cremosa.
  3. Em seguida adicione a baunilha e acrescente uma gema por vez batendo a cada adição.
  4. Agora, com a batedeira desligada, adicione os ingredientes secos, ligue a batedeira e bata o suficiente para formar uma massa. Não bata em excesso, pois não queremos desenvolver o glúten.
  5. Divida a massa em duas partes, molde a massa em formato cilíndrico de aproximadamente 3,5 cm. Enrole em papel manteiga ou filme plástico e modele para que fique bem regular. Você pode usar uma régua para ajudar nesse processo. Nesse link você pode ver com a Martha Stewart faz essa etapa.
  6. Feche as pontas e leve para a geladeira por no mínimo 4 horas, os cilindros devem estar completamente firmes.
  7. Preaqueça o forno a 180C, unte duas assadeiras grandes ou apenas forre as assadeiras com papel manteiga, desembrulhe um cilindro e, usando uma faca afiada,  corte os biscoitos em rodelas de aproximadamente 6mm. Leve ao forno e asse por aproximadamente 15 minutos.
  8. Deixe esfriar e repita o processo com o restante da massa.
  9. A massa pode ficar na geladeira por uma semana e no congelador por até três meses.

 

 

A receita original desse biscoito vem do Technicolor Kitchen, porém eu fiz alterações para deixar o biscoito saudável e gostoso. É claro que o resultado fica completamente diferente, mas adorei a minha versão.

 

 

Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do  Pinterest.  Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

8 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: