Carnes, Lanches e Petiscos, Salgadas

Almôndegas cítricas de alho-poró

Almôndegas cítricas de alho-poró, essa é a receita que quero compartilhar com vocês hoje.

Eu já citei algumas vezes por aqui o livro Jerusalém Receitas e Sabores, o livro é um verdadeiro nos apresenta receitas tradicionais de Jerusalém, mas o mais lindo é que ele conta a história e peculiaridades sobre a relação do prato com a cultura.

Por mais que várias receitas desse livro sejam difíceis de fazer pela falta de alguns ingredientes específicos, esse é o livro que eu mais aproveitei, eu já reproduzi muitas receitas dele e ainda quero fazer muitas outras.

Essa receita é simplesmente incrível, o sabor do alho-poró supera o sabor da carne, o toque cítrico do limão, o frescor do iogurte natural… o conjunto dessas almôndegas transformará a sua refeição em uma deliciosa experiência.

Falando em conjunto, eu preciso compartilhar com vocês a história desse prato e a sugestão do autor. As Almôndegas cítricas de alho-poró são um prato típico dos judeus da Esmirna, e segundo a cozinheira Tamara que mora na Turquia, essa receita não deve ser modificada, pois foi ela foi aperfeiçoada durante anos até ficar perfeita. Então eu segui religiosamente a quantidade de ingredientes sugerida.

Confira essa receita deliciosa e prepare na sua casa.

almondegas

Almôndegas cítricas de alho-poró

Ingredientes:

6 alhos-porós grandes aparados (800 g)
250 g de carne moída
90 g de farinha de rosca
2 ovos médios
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
200 a 300 ml de caldo de galinha
80 g de iogurte grego natural
1 colher (sopa) de salsinha finamente picada
Sal e pimenta

Modo de fazer:

Corte o alho poró em fatias médias e cozinhe no vapor por 20 minutos ou até que estejam completamente macios.

Coloque o alho sobre uma peneira e deixe esfriar, coloque o alho poró sobre um pano de algodão limpíssimo, enrole fazendo uma trouxinha e esprema para retirar todos os líquidos.  Guarde esse líquido para usar alguma receita, por exemplo para o preparo de uma carne, sopa, arroz.

alho poro

Coloque o alho no liquidificador ou processador e pulse algumas vezes para que fiquem picados, mas não deixe virar uma pasta.

Em uma tigela média coloque o alho, a carne, a farinha de rosca, os ovos, sal e pimenta do reino.

Misture bem e modele discos de aproximadamente 7cm x 2 cm. Refrigere por 30 minutos.

Leve ao fogo uma frigideira grande e de fundo grosso e aqueça muito bem, adicione o óleo e grelhe cada disco para que eles fiquem bem dourados dos dois lados.

almôndegas

Limpe a frigideira, coloque os discos de volta, despeje caldo para cobrir as almôndegas, acrescente o suco de limão e mais um pouco de sal.

almôndegas

Coloque a tampa e deixe ferver por 30 minutos em fogo baixo, depois retire a tampa e cozinho até que todo o líquido evapore.

Retire do fogo e reserve.

Sirva as almôndegas mornas, com iogurte grego natural e salsinha.

*Observação: eu modelei as minhas almôndegas um pouco maiores e rendeu quatro unidades.

 

Confira outra receita deliciosa de almôndegas.