Bolos, Doces, Para a lancheira, Saudáveis, sem Lactose

Bolo de chocolate integral fofo e delicioso

Bolo de chocolate é um clássico, é sucesso garantido com adultos e crianças, mas ele pode ser saudável e delicioso.

Quando se fala em bolo de chocolate ou nega maluca, cada um tem a sua receita, a sua dica para um bolo especial, gostoso e amado pela família.

Há alguns dias eu estava procurando receitas diferentes de bolo de chocolate e encontrei uma receita do blog O Mundo na Cozinha,  da querida Bárbara.

A receita dela me conquistou, pois parecia resultar em um bolo muito macio e o segredo para tanta fofura era bater os ovos com o óleo. Então eu testei a receita original que leva farinha de trigo, açúcar refinado e confesso que nunca experimentei um bolo tão fofo.

Depois de degustar tanta maciez eu conclui que o bolo na versão integral poderia ficar maravilhoso. Então eu preparei o meu bolo mais saudável, mas não menos saboroso.

Bolo de chocolate integral

 

Bolo de chocolate integral fofo e delicioso

Ingredientes:

3 ovos
3/4 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de açúcar mascavo
3/4 xícara de chocolate em pó
1/4 xícara de cacau em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó (opcional)
1 xícara de água quente
1 colher (sopa) de fermento em pó
Manteiga para untar a forma

 

Calda de chocolate:

1/2 xícara de leite
1 colher (sopa) de cacau
1 colher (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar demerara
1 colher (sopa) de manteiga

 

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 200 C. Unte uma com manteiga uma forma redonda de aproximadamente 28 cm com furo no centro ou outra com área parecida.

Em uma tigela coloque a farinha de trigo integral, o açúcar mascavo, o chocolate em pó, o cacau e o gengibre. Misture tudo e reserve.

Coloque os ovos na batedeira e bata até obter uma mistura cremosa e aveludada, comece a acrescentar o óleo em fio até a massa ficar bem fofa.

Delicadamente e sem manipular muito a massa, comece a misturar os ingredientes secos ao creme de ovos (usando uma espátula pu colher), intercalando com a água quente.

Adicione o fermento, despeje a mistura na forma e leve para assar por aproximadamente 35 minutos. Faça o teste do palito, ele deve sair limpo.

Enquanto isso prepare a calda, coloque todos os ingredientes na panela e ferva por aproximadamente 5 minutos em fogo baixo e desligue.

Retire o bolo da forma depois que estiver quase frio e cubra com a calda.

Bolo de chocolate integral

 

Bolo de chocolate integral fofo e delicioso