Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de Soda – Receita do pão Irlandês

Esse pão de soda ou Soda Bread, que em sua composição não leva fermento e sim bicarbonato de sódio. Esse pão é um ícone da cultura gastronômica irlandesa embora a primeira receita desse pão tenha surgido na América do Norte por volta do século XVIII.

Essa receita é muito prática, é uma solução para aquelas horas que você que comer um pão quentinho e não tem tempo pra aguardar a fermentação. Sem contar que é uma oportunidade de conhecer a cultura gastronômica de outros países enquanto você não vai pra Irlanda experimentar o pão feito por um irlandês.
O pão fica com uma aparência rústica, aquela casca grossa por fora e úmido por dentro, ele é bem saboroso, mesmo usando o limão ele ainda fica com um pouco de sabor e aroma de bicarbonato, mesmo assim é uma delícia :).

 

Pão de Soda – Receita do pão Irlandês

Veja outras receitas de pães que podem te inspirar Pão de fubá e mel, Pão de ricota com nozes, Pãezinhos de café com leite e Pão de cebola com nozes e ricota.

 

 
Pão de Soda
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
O pão de soda ou pão Irlandês é muito fácil de fazer, uma opção rápida e deliciosa.
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Caseira
Rende: 1 pão
Palavras-Chave:
Bicarbonado de Sódio, Farinha de Trigo, Farinha Integral, Irlandês, Pães, Pão, Pão de soda, Pão irlandês, Soda,
Ingredientes:
  • 400 g de farinha de trigo
  • 150 g de farinha integral
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 450 ml de buttermilk (450 ml leite + 2 colheres (sopa) de suco de limão)
Modo de fazer:
  1. Preaqueça o forno a 220 graus.
  2. Comece preparando o buttermilk, que nada mais é que misturar o leite com o limão e deixar descansando por 30 minutos. *Essa etapa é fundamental, pois o limão tem o poder anular o sabor metalizado do bicarbonato que é gerado pelo carbonato de sódio.
  3. Reserve meia xícara de farinha para adicionar aos poucos no final.
  4. Em uma tigela misture as farinhas, o açúcar, o sal e o bicarbonato, adicione o buttermilk e amasse até obter uma massa homogênea e lisa, se necessário acrescente a farinha reservada.
  5. Coloque a massa sobre uma bancada levemente enfarinhada e amasse por 3 minutos.
  6. Molde um pão redondo, acomode-o em uma forma enfarinhada, polvilhe farinha sobre ele e usando uma faca ou lâmina faça um corte em formato de cruz, lua ou estrela.
  7. Leve para assar por aproximadamente 35 minutos.
 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.