Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão Integral – Assado na panela de ferro

Tenho pesquisado muito sobre pães, sou curiosa e quero aprender novas técnicas e meu “repertório” de pães. Gosto muito daqueles pães rústicos com aquela casca grossa e por dentro macios, mas nunca havia feito e também não sabia muito como chegar a esse resultado.

Tenho interesse em aprender um pouco sobre fermentação natural, ainda não criei coragem para fazer, mas nessas pesquisas encontrei um dica totalmente nova que é assar o pão na panela de ferro com tampa, esse processo faz com que a panela gere vapor e crie aquele aspecto rústico.

Como eu não sou só curiosa e sim daquelas que têm que testar, corri pra cozinha e pra fazer essa receita e colocar a minha panelinha querida em ação. E o resultado? Ficou espetacular, o pão ficou áspero, rústico pro fora e macio por dentro.Uma delícia!!

Dá um pouco mais de trabalho que os outros pães, mas é compensado pelo orgulho de ver aquele pão lindão saindo do forno. Agora vou testar várias receitas com esse procedimento.

Pãointegral AssadonaPanela1

Ingredientes:
300 g de farinha de trigo (aprox)
200 g de farinha integral
350 g de água
5 g de fermento seco
1 colher (chá) de mel

Modo de fazer:
Comece pela esponja (de curta duração), em um recipiente pequeno coloque 1 colher de farinha, o fermento, o mel e um pouco de água para deixar uma mistura cremosa e integrada. Tampe o recipiente e reserve em local fechado por 30 minutos. Esse tempo vai resultar em uma mistura levemente crescida e com bolhas de ar.

Enquanto isso em um recipiente misture as farinhas e o sal.

Com o fermento pronto, coloque-o em uma tigela grande, adicione a água e aos poucos vá acrescentando a mistura de farinha, até obter uma massa homogênea e que solte ligeiramente das mãos. Eu tive que acrescentar um pouco mais de farinha branca (a quantidade vária de acordo com a força dela).

Com a massa no ponto coloque-a em um recipiente e cubra, deixe descansar por 10 minutos. Depois desse tempo você vai dobrar a massa sobre ela mesma 10 vezes, isso leva uns 10 segundos (veja o vídeo). Repita esse processo mais três vezes, sempre com intervalos de dez minutos.

Depois desse processo finalizado deixe a massa crescer por 1 hora em local fora da corrente de ar, pode ser no forno desligado.

Com a massa já crescida, coloque-a sobre a bancada, expulse um pouco do ar e molde um pão redondo ou no formato que preferir, coloque em uma forma, cubra e deixe crescer por 30 minutos.

Nessa hora ligue o forno na temperatura a 240C, coloque a panela de ferro com a tampa lá dentro e deixe por 30 minutos. É importante que essa panela não tenha peças que sejam de plástico ou outros materiais que não possam ir ao forno.

Com o pão já crescido, coloque duas folhas de papel vegetal sobre a bancada, espalhe um pouquinho de farinha, e coloque o pão sobre papel vegetal.

O uso do papel vegetal é para evitar queimaduras ou desastres na hora de colocar o pão lá dentro da panela quente, por isso ele deve maior que o pão, para servir como alça. Ele também protege a base do pão para não queimar.

Pãointegral AssadonaPanela2

Usando uma luva boa, retire a panela do forno, tire a tampa (com a luva), coloque o pão sobre o papel vegetal polvilhado com a farinha. Coloque o pão na panela, usando o papel vegetal como alça, borrife um pouco de água sobre o pão, usando uma faca bem afiada ou uma lâmina de barbear nova (daquelas antigas) e faça cortes no pão, polvilhe farinha de trigo, tampe a panela e leve para o forno por 15 a 20 minutos. Depois desse tempo, retire a tampa e deixe por mais uns 15 minutos até ficar corado.

Para saber se esta no ponto dê algumas batidinhas na base, se o som emitido for “oco” o pão está pronto

Dica: 
Use papel vegetal e não manteiga, pois o pão gruda e você não conseguirá soltá-lo (experiência própria).

Pãointegral AssadonaPanela3

A receita vem do blog Pão com levedura natural, lá tem dicas ótimas para preparar pães e leveduras naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *