Acompanhamentos, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Cogumelos salteados ao vinho

Há alguns anos passei a me encantar com cogumelos, os primeiros que experimentei foram os funghi secchi, que rendem deliciosos risotos, massas e outros pratos com sabor marcante e único. Também passei a gostar de outras variações, sou apaixonado pelo shimeji refogadinho na manteiga e assim  por diante.


Os tipos de cogumelos mais conhecidos, atualmente, são os champignons de Paris, os Funghis Secchis, Porcini, Portobello, Shitake e Shimeji. Os cogumelos têm alto valor protéico, chegando a 35% em 100 gr, são ricos em vitaminas do complexo B e de vitaminas C e D, além de minerais como potássio, cálcio, iodo, sódio e fósforo. E ainda têm baixo teor de gordura, além de serem muito saborosos. 

O champignon é também o tipo mais cultivado e consumido no mundo, tem o chapéu bem arredondado e “carnudo”, com o talo curto. Sua textura macia possibilita inúmeras possibilidades na cozinha. Você pode prepará-los em diversas receitas, carnes, pizzas, aperitivos ou receados como nessa receita de Cogumelos paris Recheados.
Agora vamos a receita dos Cogumelos salteados ao vinho.
Cogumelossalteadosvinho
Ingredientes:
500g de cogumelos Paris / Champignon
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
60ml de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de cebolinha e salsinha picada
Sal e pimenta

Modo de fazer:
Em uma frigideira aquecida coloque a manteiga, adicione a cebola e refogue ligeiramente, adicione os cogumelos limpos e cortados em 4 partes, refogue por aproximadamente 5 minutos, adicione o vinho branco e mexa até evaporar, adicione sal e pimenta. Desligue o fogo, polvilhe as ervas picadas e sirva.

Fonte das informações sobre os cogumelos: Confraria dos Chefs.

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *