Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis, Sopas e Cremes

Creme de mandioquinha no pão integral

Mandioquinha é um ingrediente delicioso, mas não tão conhecido, esse tubérculo é rico em fósforo, vitamina A e carboidratos. Em cada lugarzinho do Brasil ela é conhecida por um nome diferente, confira as variações: batata-baroa, mandioquinha-salsa, mandioquinha, cenoura-amarela, batata-aipo, batata-fiúsa, barão, baroa, salsa.

Eu optei por preparar pequenos pãezinhos integrais, e isso deu um charme todo especial, preparei essa receita e moldei pequenos pães.


Cremedemandioqunhanopão2





Ingredientes:
500g de mandioquinha
1/2 cebola
1 ramo de salsinha
3 colheres (sopa) de creme de ricota ou creme de leite
Alho fatiado finamente
1 pão italiano ou integral (preparei mini-pães integrais em casa)
100g de bacon
Azeite de oliva
Sal e pimenta

Modo de fazer:
Descasque a mandioquinha, corte em cubos, coloque em uma panela, cubra com água, coloque a cebola em pétalas, o ramo de salsinha e leve para ferver.

Assim que estiver macia escorra, mas reserve o líquido do cozimento, descarte a salsinha, no liquidificador ou mixer, bata a mandioquinha e a cebola, adicione algumas colheres do líquido do cozimento o ponto ideal é um creme espesso.

Em uma frigideira coloque o bacon bem picadinho e frite com a própria gordura, assim que os cubinhos ficarem crocantes, coloque o alho, mexa rapidamente. Desligue o fogo, retire o bacon e coloque sobre papel absorvente, se preferir descarte o alho, afinal ele já cumpriu sua função.

Aqueça uma panela, coloque um fio de azeite de oliva, adicione o creme de mandioquinha, assim que começar a ferver, com o fogo bem baixo, adicione o creme de ricota, misture bem, ajuste o sal e a pimenta.

Para a montagem, corte a tampa do pão, retire o miolo, em seguida coloque o creme dentro do pão, finalize com o bacon crocante e se desejar coloque uma cebolinha por cima.

Cremedemandioqunhanopão

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *