Entradas, Pratos Leves, Saladas, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Carpaccio de tomate

O carpaccio é um prato tradicional na Itália, originalmente feito com carne laminada. Hoje em dia o prato é servido em restaurantes e lares usando os mais diversos tipos de alimentos. Esse prato é uma ótima opção de entrada para um jantarzinho com os amigos, servido com pães frescos fica delicioso.

Confesso que as receitas de carpaccios sem carne nunca chamaram muito a minha atenção, mas depois de ouvir elogios decidi experimentar e adorei, o prato fica delicioso. Tenho feito esse tomate sempre, antes era só aqui em casa como entrada, todos que experimentam querem ter sempre essa entrada.

O mais legal que essa receita não tem frescura, na hora de preparar deixe a criatividade tomar conta e varie nos temperos e sabores, você pode regar com pesto, espalhar lascas de queijo parmesão, cubinhos de queijo branco, azeitonas, alho poró refogado, tomilho…

A receita veio através da minha prima Maria Elvira e de seu amigo Alex Koeller. Muito obrigada por essa preciosidade!

Carpaccio de tomate

Ingredientes:
Tomates grandes maduros e firmes
1 dente de alho
Folhas de manjericão
Alcaparras
Azeite de oliva
Queijo parmesão
Sal e pimenta

Modo de fazer:
Escolha um prato para servir que você possa espalhar os tomates sem muita sobreposição, descasque o alho, corte-o ao meio e esfregue a parte cortada por todo o prato, regue com um fio de azeite e moa um pouco de pimenta pelo fundo do prato.

Lave os tomates e com uma faca afiada corte-os em  as fatias muito finas, quanto mais finas melhor. Acomode as fatias no prato, espalhe o queijo parmesão, alcaparras, sal, mais um pouco de pimenta, regue com azeite de oliva e rasgue folhas de manjericão.

Você pode preparar um tempinho antes, assim o tomate vai liberar um caldinho delicioso.

Sirva em temperatura ambiente acompanhado de pães, aí você acomoda o tomate no pão e pronto.