Acompanhamentos, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis

Arroz de couve-flor – Leve e saboroso

Você já ouviu falar de Arroz de couve-flor? Desde que eu conheci essa receita tenho feito uma vez por semana, pois é muito saboroso e super versátil.

A couve-flor é rica em vitaminas e minerais, é uma grande fonte de fibras, possui baixo valor calórico e baixíssimo teor de gordura, por isso, é uma ótima opção para servir como acompanhamento dos mais diversos pratos. É um prato saudável para comer sem sacrifício, pois é muito gostoso.

A receita de hoje leva bacon, mas eu já fiz com frango refogado, com outros vegetais e sempre fica uma delícia que lembra um pouco o cuscuz marroquino, é leve e super saudável.

Arroz de couve-flor

Arroz de couve-flor

Ingredientes:

1 couve-flor
1 cebola média picada
150g de bacon picado
2 dentes de alho picada
Cebolinha
Azeite de oliva
Sal e pimenta

Modo de fazer:

Lave a couve-flor e seque muito bem. Corte as flores da couve-flor, separe as partes muito grossas do talo e guarde para fazer um caldo ou usar em outros preparos.

Arroz de couve-flor

Coloque parte dos galhos de couve-flor no processador e pulse algumas vezes até obter um granulado, não processe demais para não virar uma pasta. Despeje em uma tigela e repita o até acabar. É importante processar uma pequena quantidade de cada vez para controlar o tamanho do grão.

Arroz de couve-flor

Peque uma frigideira ou panela grande, eu gosto de usar a panela wok. Coloque o bacon picado e frite na própria gordura até que fique bem douradinho, acrescente a cebola e refogue até ficar transparente, adicione o alho e a couve-flor. Refogue por aproximadamente 5 minutos, regue um fio de azeite, tempere com sal, pimenta e polvilhe cebolinha.

Evite cozinhar por muito tempo, pois a ideia é que ele fique “al dente”.

Confira outras receitas feitas com couve-flor: Bolinhos de frango e couve-flor e Pizza de Couve-flor