Bolos, Doces, Lanches

Bolo de bergamota e coco

Bolo de bergamota e coco, essa é a receita de hoje feita com elas, que são chamadas de bergamotas, tangerinas, mexerica e outros nomes, essa fruta do inverno brasileiro faz muito sucesso. Aqui no Rio Grande do Sul esperamos o inverno chegar desejando um dia bonito para comer bergamota no sol. Sim, a gauchada adora sentar no sol para comer bergamotas, isso é uma tradição nossa.

Aqui a safra das bergamotas está começando e eu estava querendo fazer um bolo cítrico usando a fruta já faz tempo. O bolo foi aprovadíssimo, a mistura de coco com bergamota é uma delícia e a calda que cobre o bolo dá o toque final.

Guarde as cascas e prepare esse delicioso tempero para para carnes. Aproveite os alimentos por inteiro.

 

Bolo de bergamota e coco

Ingredientes do bolo:

3 ovos
1 e 1/4 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de manteiga derretida
1 pote de iogurte natural
1 colher (chá) de extrato baunilha
1 colher (sopa) de rum escuro
1/2 xícara de suco de bergamota
1/2 xícara de coco ralado
1 colher (chá) de fermento para bolo
2 xícaras de farinha de trigo

Raspas de casca de bergamota
Ingredientes da calda:
2 e 1/2 xícaras de suco de bergamota
3 colheres (sopa) de açúcar
Modo de fazer:
Aqueça o forno 180 C e unte uma forma redonda com furo no centro de aproximadamente 30 cm.
Na batedeira coloque os ovos e o açúcar e bata até obter um creme uniforme e volumoso. Adicione o iogurte, a manteiga, a baunilha o rum e continue batendo.
Acrescente o suco de bergamotas, as raspas a gosto, o coco e volte a bater, acrescente a farinha aos poucos e batendo em baixa velocidade. Assim que os ingredientes estiverem incorporados desligue a batedeira, acrescente o fermento, envolva os ingredientes delicadamente. Despeje a mistura na forma e leve para assar a 180 C por 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito.
Enquanto o bolo está no forno, leve ao fogo uma panela com o suco de bergamota e o açúcar e deixe ferver até reduzir a uma calda delicada.
Espere ficar morno para retirar da forma, regue com a calda e sirva.

Obs.: Como vocês podem ver o meu bolo rachou eu me passei e aqueci demais o forno, mas isso não atrapalhou o sabor, só deixou meu bolo menos bonitinho.A receita vem do bolo blog Ananás e Hortelã com alterações.

 

Bolo de bergamota e coco