Acompanhamentos, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Tortas, Vegetarianas

Torta de batata-doce em camadas

Na minha última ida para a casa dos meus pais em Nova Bassano nós acabamos trazendo para Porto Alegre muitos quilos de batata-doce, da roxa, da branca… Aproveitamos que elas resistem bastante para fazer um super estoque por aqui. Por isso, é necessário criar formas interessantes de aproveitar essa fartura toda.

Então decidi preparar essa receita que eu já vi algumas parecidas sendo feita com batata inglesa e o resultado é uma delícia, uma torta leve, delicadamente adocicada, mas ao mesmo tempo salgada, com o toque da pimenta, da noz-moscada e com o sabor de comida assada, aquele queijo douradinho na superfície… Uma delícia!!!

Torta de batata-doce em camadas

Ingredientes:
300 g de batata-doce laminada
120 ml de creme de leite fresco
120 ml de leite
Queijo parmesão
1 gema
Sal, pimenta e tomilho
Manteiga para untar

Modo de fazer: 
Corte as batatas rodelas finíssimas e coloque em uma tigela e tempere com sal e pimenta.

Em uma tigela misture o creme de leite, o leite, a gema e acrescente sal, pimenta e noz-moscada.

Unte um refratário de 20 cm aproximadamente e comece a montar a torta. Forre o fundo com uma camada de batatas e espalhe uma fina camada do creme, polvilhe tomilho e repita a operação até acabar com uma última camada de creme, cubra com uma generosa camada de parmesão ralado.

Leve para assar em forno preaquecido a 180 C por aproximadamente 45 minutos, o queijo na superfície ira derreter e formar uma camada bem douradinha.

Essa torta é perfeita para acompanhar carnes, mas também fica uma delícia quando servida morna, para petiscar, somente ela acompanhada de uma boa cerveja. 
Para harmonizar com essa torta eu escolhi a cerveja Halen Dubbel, que é uma das quatro cervejas especiais que recebo mensalmente do clube de cervejas OhMybeer. Essa cerveja escura com toque de açúcar mascavo e mel, com presença de café e madeira.