Acompanhamentos, Arroz e Risotos, Salgadas

Risoto de linguiça, vinho tinto e feijão fradinho

Há alguns dias eu recebi um vídeo com essa receita e fiquei encantada, quem enviou essa delícia foi a Ariadni, uma leitora já virou amiga e que sempre compartilha comigo receitas que ela encontra pela internet e outros tesouros de sua família.

Esse risoto foi para a lista dos meus preferidos, saboroso, diferente e completo.

Para o preparo da receita eu utilizei o vinho Mavro Kalavritino, Merlot produzido na Grécia que recebi do Clube de Vinhos Winelands.

Risoto de linguiça e vinho tinto

Ingredientes:1 xícara de arroz arbóreo

250 g de linguiça fresca de qualidade
1/2 xícara de feijão fradinho cru
1/2 xícara de vinho tinto
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1 l de caldo de carne (prefira caseiro)
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 xícara de queijo parmesão de qualidade
Modo de fazer:
Coloque o feijão fradinho em uma panela com água e cozinhe até que esteja al dente, pois ele será acrescentado no final do preparo do risoto e não pode ficar cozido demais. Escorra e reserve.
Retire a pele da linguiça, coloque em uma panela com o azeite e refogue muito bem, acrescente a cebola e o alho e refogue, acrescente o arroz e o vinho. Mexa até que os líquidos estejam secos, então comece a acrescentar o caldo de carne, colocando uma concha por vez.
Quando o arroz estiver quase no ponto adicione o feijão, cozinhe acrescentando o caldo necessário, desligue o fogo, adicione a manteiga e o parmesão. Mexa bem, experimente e se necessário adicione sal.
A receita Fabrício Fasano Jr está nesse link, mas eu fiz algumas alterações.