Acompanhamentos, Peixes e Frutos do Mar, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis

Cevadinha com atum e ervilhas

Considerada a rainha das fibras, a cevada é um grão da família do trigo que possui baixo teor glicêmico e elevado teor de fibras solúveis que ajudam a o organismo a metabolizar gorduras e melhorar o colesterol bom, além disso as suas fibras não solúveis mantém o trato digestivo saudável.

A cevadinha acaba ficando esquecida em muitos lares, mas é uma ótima opção para substituir o arroz, ela pode ser usada até para preparar um risoto saudável, ele não ficará com a cremosidade gerada pelo amido de um arroz arbóreo, mas você terá um prato cheio de saúde.

Nessa receita eu utilizei o atum que é rico em ômega 3 e se torna um prato completo, então é só montar uma bela salada para acompanhar e pronto.

 

Cevadinha com atum e ervilhas

Ingredientes:
1 xícara de cevada em grão (cevadinha)
1 cebola grande em rodelas
2 dentes de alho picados
1 lata de atum em óleo (escorrido)
200 g de ervilhas congeladas
1 colher (sopa) de manteiga
Cebolinha
Sal e pimenta

Modo de fazer:
Na véspera coloque a cevadinha em um recipiente cubra com água é deixe de molho, o ideal é deixar por oito horas para que o cozimento seja rápido.

Depois desse tempo descarte a água em que a cevadinha ficou de molho, coloque os grãos em uma panela com água e sal e leve ao fogo, cozinhe até que fique macia mas “al dente”.

Despeje os grãos em uma peneira e deixe a cevadinha escorrendo pois queremos os grãos mais sequinhos.

Leve ao fogo uma frigideira grande ou uma panela wok, aqueça bem, coloque o azeite de oliva e a cebola, refogue até a cebola ficar transparente,coloque o alho e a cevadinha e refogue por alguns minutos em fogo baixo.

Coloque os pedaços de atum (sem o óleo), adicione a ervilha, misture bem e deixe no fogo o tempo suficiente para aquecer os ingredientes, ajuste o sal e adicione pimenta.

Polvilhe cebolinha e sirva.