Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de cerveja e semolina

Muitas pessoas relutam em fazer pão em casa por achar muito trabalhoso e demorado, mas isso é um exagero. A demora de um pão está no tempo de fermentação, mas a manipulação da massa é rápida.

Aqui em casa quase não compramos pão, os pães de supermercado estão cada vez mais artificiais e sem sabor. Por isso, tenho feito os pães em casa, com muito carinho e pouco trabalho temos sempre pães saborosos e diferentes e isso não tem preço.

Esse é um pão que ganhou meu coração, é fofo, macio e muito saboroso e com sabor bem neutro, o sabor da cerveja é bem suave.

Como o título já diz, esse pão leva semolina de trigo, uma farinha amarela que é um subproduto do trigo obtido no primeiro processo de moagem. Essa farinha é utilizada para a produção das melhores massas. Você encontra a semolina de trigo em grandes supermercados, no corredor de farinhas e aqui em Porto Alegre tem Mercado Público.

 

Ingredientes
10 g de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar ou mel
300 ml de cerveja clara em temperatura ambiente
250 g de farinha de trigo branca
250 g de semolina de trigo
2 colheres (chá) de sal

Modo de fazer:
Em uma tigela pequena coloque o fermento, o mel e metade da cerveja, deixe descansando por 5 minutos.
Em uma tigela grande coloque as farinhas e o sal, misture bem e faça um furo no centro.
Despeje o fermento nessa cavidade e comece a misturar com os ingredientes secos adicionando o restante da cerveja aos poucos até obter uma massa homogênea e lisa.
Polvilhe um pouquinho de farinha sobre a bancada e sove a massa por 15 minutos, quando necessário polvilhe mais um pouco de farinha, mas evite exageros para obter uma massa leve e macia. Você também pode untar as mãos com um pouco de óleo para facilitar.
Assim que finalizar a sova, unte a tigela grande com óleo, coloque a massa nela e cubra com um pano. Coloque em um lugar quentinho e protegido do vento e deixe crescer até dobrar de volume, mais ou menos uma hora.
Agora enfarinhe levemente a bancada, despeje a massa e pressione para retirar todo o ar. Molde o pão no formato que preferir e acomode-o em uma forma untada e enfarinhada. Eu polvilhei um pouco de semolina sobre o pão.
Coloque para crescer novamente em lugar fora do vento por aproximadamente 30 minutos.

Preaqueça o forno a 230 graus e leve para assar por 25 a 30 minutos, retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.A receita dessa delícia vem lá do Caldeirão da Bruxa Solar.

 

 Pão de cerveja e semolina
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *