Doces, Faça em casa, Lanches, Para a lancheira, Saudáveis

Iogurte caseiro

Iogurte caseiro é tão simples de preparar que não faz sentido comprar o produto industrializado, eu não gosto da maioria dos iogurtes que existem no mercado, acho que quase todos tem um sabor artificial, principalmente os que levam “morango”, pois nenhuma tecnologia até hoje conseguiu reproduzir o sabor e o aroma de morango.

Então esse iogurte é uma ótima opção para um café da manhã e lanche saudável e você pode preparar com as frutas que mais gosta e ter o verdadeiro sabor de fruta, além de todos os seus nutrientes e vitaminas.

Ingredientes:
2 l de leite semidesnatado (pode usar leite sem lactose)
1 copo de iogurte natural integral – 170 g aproximadamente

Modo de fazer:
Coloque o leite em uma panela e aqueça até ferver, assim que levantar fervura desligue o fogo e deixe descansando até ficar morno. Para saber se o leite atingiu a temperatura ideal coloque o dedo no leite, se você suportar, sem se queimar por 10 segundos significa que o leite está pronto.

Adicione o iogurte ao leite e misture, coloque a tampa na panela e envolva com uma toalha de mesa para que ele se mantenha nessa temperatura por mais tempo. Coloque a panela envolta na toalha dentro do forno desligado e deixe lá por 8 a 10 horas. O tempo vai depender da temperatura ambiente. Para saber se está no ponto verifique a consistência. E assim o iogurte está prontinho.

Se você gosta de iogurte mais consistente, usando uma concha retire e descarte um pouco do soro, caso contrário, misture bem e guarde na geladeira em recipiente fechado.

Bata com frutas, sirva com granola, com mel e use nas suas receitas.

Observações:
– Se preferir você pode fazer com leite desnatado, porém ele ficará mais ralo.
– Se refrigerado em recipiente fechado ele dura até 10 dias, na hora de servir não use talheres para evitar contaminação e manter por mais tempo.
– Para fazer um novo iogurte você pode usar um copinho do iogurte caseiro.

A receita vem do blog Blog da mimis