Doces, Sobremesas, Sorvetes, Tortas

Torta de sorvete de coco e calda abacaxi

Pense em uma sobremesa incrível, cremosa, com texturas diferentes, que mescla acidez e doçura na medida certa… Essa torta de sorvete é tudo isso. 
Confesso que sou suspeita em falar pois sou apaixonada por tudo que é feito com coco e quando ele se junta ao abacaxi considero a fusão perfeita de ingredientes, eles possuem uma tropicalidade incrível.
Ingredientes para a calda:

1 xícara de abacaxi em cubos pequenos
3/4 xícara de açúcar

1/2 xícara de suco de abacaxi feito da casca

Ingredientes o sorvete de coco
1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite de coco
4 gemas
¾ de xícara de açúcar refinado
1 xícara de coco seco torrado
1 colheres de sopa de óleo de coco (usei manteiga)

Modo de fazer:

Para a calda – Leve a uma panela o abacaxi em cubos junto com o açúcar e o suco de abacaxi. Ferva por cerca de 10 minutos até ficar na consistência de calda rala. Leve a uma forma de bolo inglês para o freezer por no mínimo 2 h.
Para o sorvete – Leve o leite, o creme de leite e o leite de coco a uma panela e aqueça até começar a ferver. Desligue o fogo.

Em um recipiente, bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Quando a mistura de leites ficar morna, adicione metade às gemas, mexendo sem parar. 
Adicione essa mistura ao restante de leite que restou na panela e aqueça em fogo baixo, mexendo sempre, cozinhe até obter um creme espesso.
Essa mistura tende a talhar, caso isso aconteça bata no liquidificador. No meu caso talhou.

Coloque o creme em banho de gelo (acomodar o recipiente sobre uma bacia com gelo). Quando ficar em temperatura ambiente, despeje o creme na forma de bolo inglês, sobre a calda de abacaxi.
Misture o coco ralado seco com a gordura de coco e polvilhe sobre o creme. cubra a forma com filme plástico e leve ao freezer por no mínimo 12 h.

Para desenformar, leve a forma à chama do fogão por cerca de 2 minutos. Vire em uma travessa para servir e retire a forma.
A receita vem do site da GNT com pequenas alterações.