Acompanhamentos, Entradas, Peixes e Frutos do Mar, Salgadas

Camarão ao perfume de limão bergamota com purê de batata-doce

A receita de hoje é simples, mas super charmosa. Você pode servir como entrada para um jantar, ou aumentar as quantidades e servir como prato principal acompanhado de uma boa salada.

Escolhi o limão bergamota pelo aroma especial que ele confere ao prato, e pelo sabor único que ele dá às receitas, o  combinação do camarão com esse limão harmoniza muito bem com a suavidade da batata-doce.

Caso você não encontre esse limão, substitua pelo siciliano.

Ingredientes para o purê:
1/2 k de batata-doce
1 colher (sobremesa) de manteiga
50 ml de leite de coco
50 ml de leite
Noz-moscada
Sal

Ingredientes para o camarão:
300 g de camarão
Suco de limão
Azeite de oliva
Raspas de limão
Pimenta dedo de moça
Sal

Modo de fazer:
Descasque as batatas, corte em pedaços e leve para cozinhar, assim que estiverem macias, escorra a água, amasse as batatas ainda bem quentes, leve fogo baixo e adicione o leite de coco, o leite, a manteiga e misture até integrar os ingredientes. Adicione sal e noz-moscada ralada na hora e reserve.

Salgue os camarões, adicione um pouco de suco de limão e deixe tomar gosto por 10 minutos. Aqueça uma frigideira, adicione um pouco de azeite de oliva, coloque os camarões e frite rapidamente. Adicione raspas de limão, a pimenta dedo de moça a gosto, mexa bem e desligue o fogo.

Não cozinhe demais para não ficar com textura de borracha.

Acomode o purê em um prato, xícara, copinho… sobre o purê coloque os camarões, decore com uma folhinha de alecrim e sirva em seguida.