Massas, Salgadas, Vegetarianas

Nhoque ao molho de funghi e nata

Preparei esse prato para um jantarzinho especial, ficou delicioso, além ser um prato que impressiona por sua apresentação e aroma, o melhor de tudo é fica pronto muito rápido.

Se desejar, é claro que você pode preparar os nhoques em casa, adoro fazer tudo em casa, mas nem sempre é possível. Nestes casos eu gosto de usar o Nhoque da Bergamaschi é muito gostoso e super prático. Lembrando que este post não é patrocinado, faço questão de dividir sempre que conheço um produto bom que pode facilitar a vida dos meus leitores.

Ingredientes:
500 g de nhoque (pré-cozido)
80 g de funghi secchi
1/2 cebola média
1 dente de alho
1 colher de manteiga
30 ml de vinho branco seco
3 colheres (sopa) de passata
3 colheres (sopa) de nata
Sal

Para o caldo:
Cenoura, cebola, alho poró, batata, aipo e vegetais que desejar.

Modo de fazer:
Lave o funghi e coloque em um recipiente de molho com 3 xícaras de água morna, deixe descansando por 30 minutos até hidratar. Retire os cogumelos da água, fatie e pedaços de 5 mm e reserve.

Coloque o líquido dos cogumelos em uma panela e adicione cebola, cenoura, alho poró e o que desejar para dar um sabor especial, deixe ferver por uns 20 minutos, coloque um pouco de sal e desligue.

Em uma panela coloque a manteiga, a cebola e o alho e doure-os ligeiramente, adicione o funghi e doure muito bem, quando começar a grudar na panela coloque o vinho para deglaçar (soltar do fundo). Deixe secar novamente para continuar a dourar, assim que estiver seco novamente, adicione a passata e volte refogar, assim que os funghis estiverem bem macios, adicione parte do líquido fervido, coloque os nhoques dentro do molho, se necessário coloque mais líquido.

Assim que os nhoques estiverem no ponto desligue o fogo, adicione a nata, esse processo renderá um nhoque com molho aveludado e brilhante.

Decore com manjericão e sirva com queijo parmesão.