Doces, Tortas

Torta de Banana do Vietnã

Conheci essa receita em um dos meus livros da Coleção Larousse Cozinhas do Mundo, é um prato de origem vietnamita, adoro conhecer e experimentar receitas desses livros.
Já preparei essa receita algumas vezes e já está mais do que na hora de postar. Essa torta é espetacular, tem um sabor e textura singulares, chega a ser difícil de explicar. Só posso dizer, experimente pois é maravilhosa.

Ingredientes:

650g de banana prata bem madura

6 fatias de pão de fôrma sem casca
125g de açúcar
50g de açúcar mascavo
200ml de leite de coco
1/4 de colher (chá) de canela em pó
1/4 de colher (chá) de cravo em pó
30g de manteiga

Modo de fazer: 
Em um recipiente coloque metade do açúcar, o açúcar mascavo, o cravo e a canela e misture bem. Corte cada banana em três fatias ao comprido, disponha as fatias em um prato largo, polvilhe a mistura de açúcar, cravo e canela sobre elas e reserve.
Em uma panela leve ao fogo a outra metade do açúcar com o leite de coco e aqueça até dissolver o açúcar, despeje a mistura em um prato e reserve.
Unte uma forma redonda de 20 cm com manteiga.
Para a montagem, coloque metade das bananas no fundo da forma, passe rapidamente as fatias de pão no leite de coco e disponha na forma, finalize com a outra metade das bananas.  Em seguida despeje a manteiga derretida sobre a torta e feche com papel alumínio. 
No forno pré-aquecido a 180 C, leve para assar em banho-maria por 1 hora, retire o papel alumínio e asse por mais 10 minutos. Fazendo o teste do palito, o bolo fica cremoso por dentro e dourado por fora.

Aguarde 6 horas para servir.