Doces

Chutney de ameixa

Chutney é um molho agridoce, que pode ser preparado com frutas e vegetais, combina muito bem com carnes, queijos e até para preparar um sanduíche delicioso.

Eu sou uma verdadeira apaixonada por chutneys e esse de ameixa mora no meu coração, feito com ameixas ele tem o frescor e acidez natural da fruta e o doce do mascavo.

Adoro preparar essa receita para presentear os amigos, é só colocar em um vidro bonito, preparar um cartãozinho escrito à mão e pronto, é encantamento garantido.

Esse chutney é perfeito para montar ma entrada charmosa e no capricho. Corte pães, queijos, copa, presunto parma, acomode em uma tábua e coloque bonita, coloque o chutney no centro. Vai ficar lindo e delicioso.

Chutney de ameixa

Ingredientes:
1 k de ameixa vermelha sem caroço
200 g de açúcar mascavo
70 ml de vinagre de limão
200 ml de água
Canela em pau

Modo de fazer:
Lave bem as ameixas, retire os caroços e corte em pedaços pequenos.

Leve ao fogo uma panela com o açúcar  e a água, ferva até obter uma espuma brilhante.

Junte as ameixas, a canela e deixe ferver até que as ameixas estejam macias e escuras, mas sem desmanchar completamente. Em alguns casos é necessário acrescentar um pouco de água para que o cozimento chegue ao ponto.

Dependendo da acidez da fruta pode ser necessário acrescentar um pouco mais de açúcar.

Retire do fogo, adicione o vinagre aos poucos, experimentando para que fique no sabor ideal para o seu paladar.

Coloque o chutney ainda quente em vidros esterilizados, tampe e vire para baixo, deixe nessa posição até esfriar completamente.